casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Estrôncio 90 Effects

Estrôncio 90 é um isótopo de estrôncio , um metal encontrado naturalmente na Terra. Um subproduto da fissão nuclear, Estrôncio 90 tornou-se um problema de saúde em todo o mundo como resultado da precipitação de testes nucleares na atmosfera durante os anos 1950 . Embora os atuais níveis deste elemento radioativo no meio ambiente são bastante baixos , ainda há algum risco de exposição ao estrôncio 90 de usinas nucleares. História

Durante a década de 1950 os cientistas começaram a rastrear os produtos radioativos de testes nucleares nos Estados Unidos . O teste de uma bomba termonuclear resultou na poeira e detritos ser contaminado pela radioatividade produzida por tal explosão . A explosão chutou esta poeira na estratosfera , onde permaneceu por pouco tempo , antes de cair para a atmosfera inferior. Estrôncio 90 ( e outros elementos radioativos ), então chegou a terra em forma de chuva. Ao analisar as conseqüências de uma explosão nuclear , os cientistas focados em estrôncio 90 , devido à sua semelhança química com o cálcio . Incapaz de distinguir entre o cálcio eo estrôncio 90 , as plantas tomaram no isótopo de estrôncio da chuva , e animais, como vacas leiteiras , comiam as plantas. Quando as pessoas bebiam leite , eles receberam uma dose do estrôncio 90 que as vacas tinham ingerido . Como este efeito se tornou evidente , os cientistas nos anos cinquenta , como o químico Linus Pauling expressaram preocupação com o teste nuclear atmosférico que os Estados Unidos ( EUA ) ea União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS ) eram cada condutor. Fallout , incluindo o estrôncio 90 , a partir desses testes podem ser encontrados em todo o mundo.

Efeitos

Assim como as plantas absorvem estrôncio 90 por causa de sua semelhança com o cálcio, do mesmo modo o corpo humano absorve estrôncio 90 . Como o cálcio , que tende a depositar-se nos ossos . Com uma meia - vida de 29,1 anos , estrôncio 90 tem o potencial de prejudicar as pessoas durante algum tempo ; como ele decai , estrôncio 90 pode causar câncer nos ossos ou leucemia.
Significado

Como os efeitos do estrôncio 90 e precipitação na consciência pública penetrou geral , American e os políticos soviéticos estavam sob crescente pressão para acabar com o teste nuclear que levou à presença de estrôncio 90 em meio ambiente. Em 1963, os EUA ea União Soviética assinaram um tratado que proíbe testes atmosféricos de armas nucleares. Isto foi anunciado como um ponto de viragem positiva na Guerra Fria . Como resultado do tratado , os níveis de estrôncio 90 caíram , eo risco de acompanhamento de câncer e doenças do estrôncio 90 diminuiu.
Aviso

Embora a maioria países aderem à proibição de testes nucleares na atmosfera , ainda há um risco de exposição a partir de usinas nucleares. Os cientistas descobriram que as pessoas que vivem nas proximidades de instalações nucleares testar positivo para a presença de estrôncio 90 em seus dentes e ossos. Mais a sério, um acidente como o evento de 1986 na central nuclear de Chernobil, na URSS pode liberar elementos radioativos como o estrôncio 90 para o ambiente.

Considerações

cientistas descobriram usos positivos para estrôncio 90 . Ela tem sido utilizada como um marcador em vários estudos científicos , por exemplo , para revelar como o sangue flui rápido do coração para outras partes do corpo . Os médicos têm usado Estrôncio 90 para tratar o olho e câncer ósseo. Estrôncio 90 pode servir como uma fonte de energia ; o calor de seu decaimento radioativo pode gerar energia em lugares distantes dos seres humanos , por exemplo, em balizas de navegação ou em estações meteorológicas.