casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Teste para crómio hexavalente

crómio hexavalente , Cr ( VI ) , é um produto químico tóxico que é usado em muitos processos industriais . Os trabalhadores expostos a esta substância pode ter sérias consequências para a saúde e é importante saber como testar a contaminação. O método mais simples para a verificação de Cr ( VI ) é , fazendo uma superfície de " limpar teste " e enviar a amostra para um laboratório para análise . Significado

Cr (VI ) é um composto industrial usado em tintas, corantes e prevenção de ferrugem . É por vezes aparece como um contaminante em cimento Portland , que pode ser particularmente ameaçador para os trabalhadores , porque paira sobre um local de trabalho em pó. A forma industrial mais comum é o trióxido de cromo , um cristal roxo profundo. Trabalhadores em uma variedade de ocupações de soldagem , metalurgia, construção , pintura e fabricação podem ser expostos . A contaminação pode ocorrer por meio de aerossóis, gases , poeira ou contato com materiais sólidos ou líquidos contendo Cr (VI). Por isso, é necessário testar para Cr (VI) em áreas que são suscetíveis à contaminação .

Efeitos

Cr (VI) vem em várias formas químicas que causam queimaduras a pele exposta , e a irritação e danos do tecido pode também ocorrer nos olhos e no trato respiratório . Os compostos não só pode causar queimaduras , eles também fazem as áreas afetadas mais suscetíveis a absorção continuada destas e de outras substâncias potencialmente tóxicas . Cr (VI) é um cancerígeno . Exposição repetida da pele pode causar ulceração ou dermatite de contato - inchaço e prurido que piora com a exposição repetida (referência 1)
Especialista introspecção

O método desenvolvido . pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos para testar para o cromo hexavalente é bastante simples. O processo requer um " limpar teste " com um pequeno pedaço de papel de filtro . O papel de filtro é usado para recolher a possível contaminação de uma superfície por " utilizando a pressão da mão firme para mover um de 37 mm de diâmetro de cloreto de polivinilo ( PVC ) de filtro , 5 mícrons de tamanho de poro , do outro lado da superfície de interesse . Um meio alternativo para superfícies rugosas é um de 37 mm filtro de fibra de quartzo binderless " ( referência 2)

OSHA observa ainda : . " em ambientes de cromagem , limpe amostras colhidas em um filtro de PVC ou um filtro de fibra de quartzo binderless não revestido , deve ser colocado num frasco contendo 5 ml de uma solução aquosa contendo 10 porcento de Na2CO3 com 2 por cento de NaHCO3 imediatamente após a amostragem para eliminar a interferência de ácido utilizado no processo de cromagem . um meio alternativo que não requer a extracção do campo é um quartzo binderless filtro de fibra revestida com NaOH a 1 por cento . "

Coloque o papel de filtro em um frasco limpo , seco para expedição e a análise em laboratório . O método de análise da OSHA : " As amostras foram digeridas com várias soluções tamponadas Após a diluição , uma alíquota desta solução é analisada para crómio hexavalente através de cromatografia com ião poscolumn derivatização do Cr ( VI ) com 1,5- difenil- carbazida e detectado por . . um detector de UV -vis em 540 nm " ( referência 2 ),
Função

diretrizes da OSHA para o papel de filtro são específicas : Não utilize qualquer outro tipo de papel para o teste . Use luvas de proteção.

1. Faça o teste de limpar , como ilustrado acima.

2. Dobre o papel com a amostra no interior até que ele vai se encaixar no frasco.

3. Sele o frasco e rotulá-la com uma letra ou número ea data para que você saiba de onde veio ( A-11/09/2009 , por exemplo) .

4 . Nota em seu caderno o nome da amostra e data, descrever de onde veio , e fazer uma medida aproximada da área que foi destruída . Isso permitirá que você para estimar a concentração de Cr (VI) sobre a área determinada .

Se você está testando várias áreas , tente usar o mesmo procedimento para cada um. Isto significa que se você limpar uma área duas vezes, fazer o mesmo para a próxima área. Escreva esta informação em seu livro de laboratório. O teste para os níveis no ar de Cr (VI) é mais complicado e além do presente escopo, mas é fundamental também.
Aviso

O cromo hexavalente é extremamente tóxico . Tenha cuidado e juízo quando se toma uma amostra. Utilize sempre luvas e óculos , e, se necessário um respirador. Tudo o que é tratado enquanto tiver luvas devem ser consideradas "contaminadas ", então use uma das mãos para tirar a amostra e colocá-lo no frasco (realizada com a mão "limpa" ) . Pegue a luva contaminada fora , de dentro para fora , e dispor adequadamente .