casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Riscos para a Saúde de Radon Gas

Um gás radioativo emitido pelos solos em espaços confinados , tais como edifícios residenciais e minas subterrâneas é conhecido como radônio. Quando o urânio decai naturalmente em rádio, esse gás nobre é um subproduto e torna -se uma importante fonte de radiação ionizante . Embora o gás radônio tem uma meia- vida de cerca de quatro dias , que representa riscos consideráveis ​​para a saúde humana . Câncer de Pulmão

Depois de fumar, radônio é a segunda causa principal de câncer de pulmão , sendo responsável por cerca de 21.000 mortes por ano em os EUA , de acordo com a Agência de Proteção Ambiental. Estudos sobre o câncer de pulmão e radônio realizados na Ásia, Europa e América do Norte revelam que uma faixa média de 3 por cento a 14 por cento dos cancros do pulmão são devidos à exposição ao radão , conforme relatado pela Organização Mundial de Saúde . Além disso , o risco de cancro do pulmão aumenta proporcionalmente com o nível de exposição , em vez de uma maior concentração . Devido ao efeito sinérgico do tabagismo e radônio , a maioria dos cânceres de pulmão relacionados ao radônio surgir entre os fumantes.

Se respirando radônio, epitélio brônquico de um indivíduo, vias respiratórias e pele normalmente recebem a maior dose de radiação ionizante. A medula óssea e do rim podem ser expostos a doses mais baixas . Se a água potável com radônio dissolvido , o estômago de um indivíduo também é vulnerável à exposição.
Cancro de estômago

Embora radônio na água potável doméstica aumenta a exposição total de um indivíduo , o risco de contrair o câncer de estômago é insignificante , de acordo com um estudo do Conselho Nacional de Pesquisa. Cerca de 20 dos 13 mil mortes por câncer de estômago pode ser atribuída à base de água radônio. A Agência de Proteção Ambiental também realizou o seu próprio estudo , estimando-se que as mortes por câncer de cerca de 100 de fígado , cólon e estômago decorrente da ingestão de radônio na água.

Embora uma situação rara , radônio pode penetrar no estômago e prejudicar as células . Se radônio passa para a corrente sanguínea através do estômago ou intestino , geralmente é dispensado do organismo através dos pulmões e, portanto, não afeta outros órgãos.
Leucemia Linfóide Aguda

Pesquisa da Dinamarca indicou que as crianças que residem em domicílios com altos níveis de radão pode ser mais em risco de leucemia linfoblástica aguda , um câncer no qual os glóbulos brancos proliferam na medula óssea . Dr. Ole Raaschou - Nielson , do Instituto de Epidemiologia do Cancro , em Copenhaga estudaram as exposições de radão ao longo da vida de 2.400 crianças com câncer e cerca de 6.700 crianças saudáveis. As crianças que eram 15 ou mais jovens e expostas a níveis medianos de radônio mostrou um 21 por cento maior risco de desenvolver leucemia linfoblástica aguda do que as crianças expostas a menores níveis de radônio , como relatado por MedicExchange .

No entanto, Rasschou - Nielson e sua colegas têm sido incapazes de explicar a ligação biológica entre radônio e ALL . " A etiologia do câncer infantil permaneceu uma incógnita , especialmente no que diz respeito a possíveis influências ambientais , " disse o Dr. Andrew F. Olshan da Universidade da Carolina do Norte , em resposta ao estudo.