casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | preparação para Emergências |

Gestão de Desastres para Vulcões

Vulcões são um perigo natural difícil de gerir , em alguns aspectos , e muito simples de outras maneiras. Para longos períodos de tempo, eles estão latentes e parecem como qualquer montanha comum, mas durante seus erupções fantásticas e aterrorizantes , os vulcões nos lembram que cada dia é um bom dia para a gestão de desastres , não apenas o dia de uma catástrofe. História

vulcões , embora pouco frequentes em suas erupções , apresentam riscos graves para a sociedade humana . Talvez a evidência mais famosa por que as pessoas devem tomar a gestão de desastres de vulcões sério ainda podem ser vistos nas ruínas de Pompéia , na Itália , sob a sombra do Monte. Vesúvio. Cidadãos romanos de Pompéia foram pegos de surpresa por uma erupção do Vesúvio , enterrando a cidade em escombros e congelamento muitos em um túmulo de cinza vulcânica. Então súbita foi o evento , e assim rapidamente foram pessoas presas , que castas misteriosas feitas de cinzas pode ser encontrado em fuga e poses escondendo . Em tempos mais modernos , muitos se lembram da erupção de 1980 do Monte. St. Helens no estado de Washington , que devastou a região por quilômetros e cobriu muitas cidades em cinza soprada pelo vento que caiu como a neve .

Lava

fluxos de lava Normalmente não são a maior ameaça dos vulcões , apesar da natureza visualmente impressionante de lava. É uma sorte que lava não é a principal ameaça de vulcões , porque há poucas opções de mitigação contra ela. Em áreas como o Havaí ea Islândia , foram a lava é menos viscoso e flui agora, os moradores têm a abundância do aviso para embalar de necessidades básicas e evacuar a sua casa, se eles estão no caminho de lavaflows . Caminho em que fluxos de lava pode ser bem gerido é utilizar as massas de terra recém-formados pós -desastre . Na Islândia, as erupções vulcânicas em meados dos anos 90 serviu enormes quantidades de lava e criou uma nova massa de terra , que agora é habitado .
Fluxo Piroclástico e Ash

A mais distante o perigo de chegar de vulcões que devem ser gerenciados é o fluxo piroclástico e os ashclouds . Fluxos piroclásticos são vastas massas de gás quente , rocha e cinzas que sopra abaixo de uma montanha em uma velocidade incrível , enterrando e queimando tudo é caminho . Como muitos aspectos de erupções vulcânicas , há pouco que pode ser feito para parar diretamente isso, mas ter planos de evacuação e sistemas de alerta no local pode evitar acidentes .

Nuvens de cinzas não são tão fatais, mas longe de chegar . Por razões de segurança pessoal, filtros de ar e máscaras do pintor são uma defesa barata e importante contra irritação pulmonar a partir de cinzas de respirar. Roves inclinadas altos também impedir colapso do edifício sob o peso de cinzas caído , o que pode ser tratada tanto como áreas que recebem alta queda de neve.
Lahars

Normalmente, há aren ' t muitas pessoas no caminho direto do fluxo piroclástico ou intervalo lava de uma erupção vulcânica. Muito mais ameaçador é o caminho do fluxo de lahars , que são torrentes de lama de neve derretida e detritos que ocorrem durante ou até mesmo antes de uma erupção vulcânica . Estas suspensões podem ter a consistência de cimento molhado, e possuem a energia cinética maciça como eles descem as montanhas em canais fluviais e regiões baixas. Cidades em perigo de caminhos lahar deve praticar exercícios lahar como eles iriam disparar brocas. Não há praticamente nenhuma parada um lahar , de modo a melhor prática de gestão é construir fora do caminho esperado e ter rotas de evacuação para áreas elevadas.
Sistemas de Alerta sísmicos

na maioria das vezes , os vulcões não sair completamente inesperado. Pequenos terremotos e emissões gasosas geralmente precedem uma erupção. Sensores sísmicos modernos são os melhores geólogos ferramenta tem para prever uma erupção e recomendar a evacuação de pessoas próximas.