casa | | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Geral Setor de Saúde |

Procedimentos Angiografia Cerebral de Imagem

O objetivo do procedimento de angiografia cerebral é determinar como o sangue flui através das artérias do cérebro e da cabeça. Ele é realizado em vítimas de derrame e em outras situações em que se suspeita fluxo sanguíneo anormal no cérebro. O processo fornece uma imagem mais detalhada do fluxo de sangue através do cérebro do que um MRI ( ressonância magnética ) ou TC ( tomografia computorizada) digitalizar , e que também pode ser utilizado para determinar o estado das artérias antes da cirurgia , ou para localizar um tumor suspeita . Pode ser tomada pré -procedimento

Amostras de sangue e urina , e uma radiografia de tórax e /ou eletrocardiograma pode ser feito, antes do início do teste. Um sedativo é administrada para ajudar o paciente a relaxar , geralmente através de um IV ( intravenosa ) . O equipamento que monitora os sinais vitais durante o procedimento está ligado ( manguito de pressão arterial , monitor cardíaco , etc), ea cabeça é mantida fixa por tiras , fitas ou sacos de areia.
Procedimento

Uma pequena fenda é cortada na artéria para a inserção do cateter .

O processo requer que um corante ou de contraste ser injectados na corrente sanguínea para tornar o fluxo de sangue mais visível para o equipamento de raios - x . Isto é feito através de um longo tubo de plástico chamado cateter , o qual é inserido em um grande artéria que fornece o sangue para o cérebro . Antes de o cateter é introduzido , no local da injecção ( geralmente a região da virilha ) é tratado com um anestésico local .

Um pequeno corte é feito na artéria e é inserido um arame guia . O cateter é então empurrado ao longo do fio de guia . Assistindo o seu avanço por meio de uma ferramenta de imagem avançado chamado de fluoroscopia , o cirurgião trabalha cuidadosamente o cateter em vasos sanguíneos do cérebro. Uma vez que o cateter está no lugar , o corante é injectado e os raios-x são tomadas .

Quando os testes tenham sido completados satisfatoriamente , o cateter é retirado e é aplicada pressão para a abertura da artéria para parar o fluxo de sangue . A bandagem é aplicada eo paciente é levado para uma outra área para observação.
Pós- procedimento

O paciente deve permanecer deitado e manter a cabeça imóvel de 6 a 8 horas após o procedimento , tempo durante o qual os sinais vitais são monitorados . Recomenda-se que a assistência ser prestada em sentar -se , depois disso, como tonturas e tonturas são comuns. Após a liberação do hospital, o paciente é aconselhado a retomar uma dieta regular, e não exercer ou dirigir por 48 horas. Beber muitos líquidos durante este período ajuda a expulsar o corante a partir do corpo . Café e álcool devem ser evitados, uma vez que eles desidratam o corpo.

Riscos

A alergia muito rara, mas potencialmente fatal para o corante ocorre em um de cada 50.000 a 150.000 pessoas. Qualquer história de alergia deve ser discutido com o seu médico antes do procedimento. Outros riscos incluem danos aos vasos sanguíneos a partir da inserção do cateter , hemorragia interna , infecção e, raramente, acidente vascular cerebral.