casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Luto Morte |

Estágios de Recuperação a partir da morte de um ente querido

A morte de um ente querido nunca é fácil de processar , e compreender as fases do luto e da perda pode ajudar em trabalhar o seu caminho para a recuperação. Primeiro definido por Elizabeth Kubler -Ross em seu livro 1969 " On Death and Dying ", essas fases de tristeza nem sempre ocorrem em ordem e às vezes se misturam uns com os outros . Eles são , no entanto, universal , eo conhecimento deles pode evitar sentimentos de isolamento . Negação

A primeira fase do luto , negação, é o resultado do choque de perder um ente querido. Nesta etapa , você não é capaz de aceitar que sua amada está morta. Você pode não ser capaz de dizer que seu amado está " desaparecido ", e você pode sentir que ele é de alguma forma ainda presente. Você pode imaginar as conversas com o seu amado . Esta fase normal de dor geralmente não duram muito tempo.
Anger

resultados raiva da dor sentida como resultado da morte de um ente querido. Você pode encontrar-se perguntando: " Por que eu? " ou " Por que ele? " Você pode sentir-se irritado com a pessoa que morreu , ou mesmo para si mesmo . Você pode sentir como se o universo inteiro está de alguma forma se reuniram contra você. Você pode procurar alguém para culpar pela perda . Exemplos de pessoas que apreciam a vida pode causar mais dor e ressentimento.
Negociação

Nesta etapa , você pode encontrar-se tentando negociar com um poder superior. Por exemplo, você pode sentir que se você mudar o seu comportamento ou se envolver em uma determinada atividade, o seu ente querido será dado de volta para você .
Depressão

No meio a depressão , a vida pode parecer inútil e sem esperança. Você pode encontrar-se desligado das coisas , atividades e pessoas que você apreciou uma vez . Pode haver uma sensação de dormência, o que por vezes dá lugar a tristeza e raiva. Essa fase pode levar a um comportamento auto- destrutivo e até mesmo o suicídio , por isso , se você achar que você é completamente dominado , procurar ajuda de um membro da família, amigo ou médico
Aceitação

aceitação ocorre quando você finalmente perceber que seu amado se foi, e que não há nada que você possa fazer sobre isso. Você começa a aprender a viver sem essa pessoa, e você começa a ver que há esperança e que a vida tem um ponto . A raiva ea tristeza começam a diminuir , as emoções se tornam mais fáceis de lidar, e cura verdadeiramente começa. É nesta fase que a recuperação começa a ser uma realidade.