casa | | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | Procedimentos Odontológicos |

Efeitos biológicos das radiações em Odontologia

raios-X Dental ( radiografias ) ajuda dentistas ver dentro de um dente e abaixo da gengiva para diagnosticar problemas comuns, como cáries, doença periodontal e infecções. Sem essa tecnologia , muitas doenças que vão tratada. Mas os raios X não são sem risco, como as pessoas absorvem quantidades crescentes de radiação do seu ambiente. Pesquisadores da Escola de Medicina Sussex sugerem limitando raios -X dentais quando possível. Raio X História

Odontologia tem feito grandes avanços na redução da exposição à radiação durante a raios-X. Na década de 1930 e 1940 , o cone de raios-X que emitia radiação irradiando cobria a maior parte da cabeça e pescoço, bem como a exposição durou vários segundos. Hoje , o diâmetro do cone é inferior a 3 polegadas , apontada para uma pequena mancha e exposição dura apenas décimos de segundo . Maior velocidade de filme também reduziu a quantidade de radiação que o paciente recebe .
Radiação Riscos

raios-X são uma forma de energia que é absorvida pelo ' organismos vivos . Grandes quantidades de radiação podem causar células de mutação , e foram mostrados para causar câncer e alterações nos cromossomos . Se a cabeça e no pescoço são expostas , os raios X podem aumentar o risco de cancro da lente do olho , da tiróide , glândulas salivares , medula óssea e pele . A liderança no avental de chumbo usado na dentista ’ s escritório é usado para evitar a radiação atinja órgãos sensíveis do paciente ' s .
Exposição à radiação

no curso normal de um dia , você está exposto à radiação de várias fontes , tais como viagens de avião , grandes altitudes, gases radônio e eletrodomésticos . O roentgen é usado para expressar a medição da exposição à radiação e a quantidade de energia absorvida pelo tecido é chamado um rad , ou radiação de dose absorvida . A exposição à radiação é cumulativo , ou seja, o efeito biológico resultante depende da quantidade total de radiação absorvida ao longo da vida .

Efeitos de Radiação

A tireóide é uma glândula que é altamente vulneráveis ​​ao câncer causado pela radiação , e mais suscetíveis a raios-X dentais. Verificou-se que os técnicos de raios - X , auxiliares dentários e mesmo dentistas experimentaram riscos elevados de tumores e cancro da tiróide , devido à exposição repetida à radiação de raios- X . De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família, a dose cumulativa de radiação aceito durante a gravidez é de 5 rad, o equivalente a 50 mil exames dentários de raios- X . Ainda assim, muitos dentistas optar por adiar essa exposição durante a gravidez a mulher ' s, a menos que seja uma emergência.
Estudos recentes

Em um estudo abr 2010 na revista Acta Oncologica , os pesquisadores descobriram um risco elevado de desenvolver câncer de tireóide em pacientes que tiveram os raios X dentários repetidos. De acordo com o estudo, os pacientes que tinham tido até quatro raios -X dentais foram mais de duas vezes mais chances de desenvolver a doença. Ao receber entre cinco e nove raios-X , o risco aumentou mais de quatro vezes , e aqueles que tinham 10 ou mais raios-X tinha 5,4 vezes maior risco do que alguém que nunca tinha sido radiografado .