casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças |

Linfedema Case Management

linfedema refere-se ao inchaço (edema) nos tecidos moles do corpo, na maioria das vezes nas extremidades . Pode ocorrer em ambos os braços e pernas , mas normalmente em apenas uma extremidade . Os sintomas variam de leve desconforto à dor extrema e debilitação. Infelizmente , não existe cura para esta doença , resultante de um bloqueio na parte da linfa do sistema circulatório , mas os tratamentos disponíveis podem diminuir significativamente o inchaço e aliviar o desconforto . Sistema linfático

O sistema linfático contém uma rede de vasos que fluem através de tecidos e de certos órgãos do corpo , incluindo os gânglios linfáticos , amígdalas , timo, baço e medula óssea. O líquido claro ( linfa ) que funciona através dos vasos linfáticos carrega plasmáticas , linfócitos (glóbulos brancos que combatem as infecções ) e resíduos coletados de todos os órgãos do corpo . Quando o sistema funciona normalmente , os vasos linfáticos levar o fluido através dos nódulos linfáticos . Os nós de filtro de vírus , bactérias e células cancerosas do fluido e retornar uma versão mais limpa da linfa para a corrente sanguínea , de acordo com a WebMD .

Causas de linfedema

O inchaço que marca o linfedema ocorre quando o dano ou deformidades congênitas raras bloquear o caminho circulatório dos vasos linfáticos , causando o líquido vazar para o tecido circundante. Causas congênitas incluem a doença de Milroy , que ocorre na infância e resulta de gânglios linfáticos mal formados , de acordo com a Clínica Mayo. Doença de Meige , outra doença hereditária que ocorre geralmente na puberdade e início da idade adulta , ocorre quando as válvulas que normalmente impedem fluido linfático flua para trás e transbordando não formam . Outras causas de linfedema incluem cirurgia que danifica os vasos linfáticos ou remoção cirúrgica de gânglios linfáticos , como o de câncer de mama ou linfoma. A infecção dos gânglios linfáticos ou vasos , câncer e radiação durante o tratamento do câncer também podem causar danos estruturais levando a linfedema.

Sintomas e complicações

sinais de linfedema incluem dor ou desconforto gama limitada de movimento no membro afetado , infecções da pele ou endurecimento da pele e inchaço que varia de muito leve a grave o suficiente para aumentar o membro a muitas vezes seu tamanho original. A condição pode causar infecções graves da pele (celulite ) ou do sistema linfático e, de acordo com a Clínica Mayo , os casos mais graves pode levar a uma forma rara de câncer , linfangiossarcoma .
Gestão

as chaves para controlar esta condição incluem gerenciar o inchaço e manter a pele saudável . Os médicos podem se alistar um fisioterapeuta para massagear o membro afetado ou ensinar os pacientes exercícios isotônicos suaves que ajudam a fazer o fluido em movimento para fora da extremidade . Eles podem prescrever enfaixar o membro afetado de uma maneira específica para comprimir o tecido e passar o líquido de volta para o tronco do corpo ou ter o paciente usar roupas de compressão especialmente equipados , como meias, que incentivam o fluido a sair da suave tecido . Como não há cura, Mayo Clinic observa estes tratamentos tornam-se rotina para aqueles que sofrem de linfedema. Nos casos mais graves , os médicos podem tentar remover o excesso de tecido através de cirurgia , mas mesmo isso não fornece uma cura.
Outras considerações

descanso adequado , dieta saudável , exercícios e redução do estresse pode aumentar as chances de controlar com sucesso linfedema. A Clínica Mayo recomenda entrar em contato com um grupo de apoio local ou on-line para ajudar a lidar com a gestão ao longo da vida desta condição , o que , de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde , afeta 1 a 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos .