casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva |

Efeitos colaterais de bário

bário ou sulfato de bário, pertence a uma classe de medicamentos chamados agentes de contraste radiopacos . Radiopaco revestimento agentes de contraste do esófago , estômago ou intestinos , de modo que eles podem ser vistos claramente a uma tomografia computadorizada ou outro mecanismo de raios - X . Bário orienta médicos em fazer diagnósticos , especialmente os relativos às condições que afetam o sistema digestivo. Bário vem em comprimidos , pasta, creme e formas líquidas , e, como a maioria dos medicamentos , apresenta alguns efeitos colaterais. Reacções alérgicas

As reações alérgicas são extremamente grave e deve ser tratada por um médico o mais rápido possível . Eles podem surgir rapidamente e progredir rapidamente e, se não tratada, pode causar a morte. Os sinais de uma reação alérgica ao bário incluem inchaço da face , lábios, língua ou garganta , dificuldade em respirar ; urticária; ou coceira. Respiração difícil causada pela constrição das vias aéreas é geralmente audível e pode ser detectado facilmente , juntamente com os sinais visuais de uma reação alérgica.

Efeitos secundários graves

efeitos colaterais graves que podem necessitar de tratamento médico incluem dor de estômago severa , cólicas, diarréia ou constipação , sudorese, um som de zumbido nos ouvidos , confusão , taquicardia, pele pálida ou azulada , agitação , rouquidão, vermelhidão da pele e fraqueza. Outros efeitos colaterais menos graves incluem cólicas leves abdominais, náuseas e vômitos , inchaço, aperto no peito , fezes moles e constipação leve . Estes efeitos menores geralmente não requerem atenção médica .
Enema opaco Complicações

enemas de bário não são realizadas com tanta freqüência quanto eram uma vez, agora que colonoscopias são feito rotineiramente . No entanto, eles ainda estão em uso e pode levar o paciente algumas complicações inesperadas. Bário pode permanecer no cólon e endurecer, causando constipação severa e possivelmente dor com os movimentos intestinais. Ele também pode criar granulomas bário, áreas onde a parede do cólon é inflamada devido a uma reação ao bário. A perfuração do intestino também podem ocorrer , no qual uma perfuração , um furo ou separação ocorre no intestino e vazar o seu conteúdo para dentro da cavidade abdominal, causando infecção grave . Pessoas com doença intestinal , colite ulcerativa, diverticulite ou doença de Crohn deve ter cuidado quando se toma um enema de bário , como seus dois pontos já estão enfraquecidos por essas condições.
Apendicite

bário tem a capacidade de apresentar no apêndice --- uma pequena bolsa ligada ao intestino grosso --- e causar apendicite , uma inflamação do apêndice. O primeiro sintoma que geralmente é observado é dor ao redor do umbigo , que se torna nítida e mais graves ao longo do tempo . Redução do apetite , vômitos, náuseas e com uma febre de baixo grau também são comuns neste momento. Como a apendicite progride, a dor se espalha para a área abdominal inferior direito. Movimento súbito , tosse ou a pé pode causar a dor se intensificar e algumas pessoas só podem tornar-se confortável quando deitado e permanecendo imóvel. Sintomas em estágio final de apendicite incluem febre, calafrios , constipação e diarréia, perda de apetite, tremores, náuseas e vômitos.
Outras considerações

bário não é comumente utilizado nos dias de hoje como uma ferramenta de diagnóstico porque os médicos têm melhor equipamento para fazer diagnósticos , incluindo colonoscopia . No entanto, existem regras gerais que devem ser seguidas durante o uso de bário como uma ferramenta de diagnóstico , incluindo a abstenção de certos alimentos e aderir a uma dieta especial antes do procedimento. Informe o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde pré- existentes para garantir que o procedimento de diagnóstico corra bem.