casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue |

A diferença entre o TTPA e PTT

Existem inúmeros testes laboratoriais que medem o tempo que leva para o sangue a coagular . Há dois soro comum analisa usado principalmente para monitorar a terapia com heparina. Estes são o tempo de tromboplastina parcial activada ( TTPA ) e do tempo de tromboplastina parcial ( PTT ) . Além disso, ambos estes são utilizados para o rastreio de deficiências de coagulação e de detecção de inibidores de coagulação . A capacidade de compreender e diferenciar TTPA de PTT é essencial para a interpretação precisa dos resultados. Valores laboratoriais

Os valores normais variam entre diferentes instituições e laboratórios para TTPA e PTT . TTPA varia de 30 a 40 segundos. Enquanto sob tratamento anticoagulante , o nível terapêutico é de 2,0 a 2,5 vezes o valor normal . Por outro lado, o PTT é cerca de 60 a 70 segundos . Observou- se que PTT é maior em comparação com o aPTT . Exemplos de problemas clínicos que podem aumentar o TTPA são hemofilia , cirrose e leucemia. A TTPA reduzida pode ocorrer com câncer extensa.
Mais velho e mais novo

O antecessor do TTPA foi o PTT . Richard Ravel , o autor de Medicina Laboratório Clínico : Aplicação Clínica de Dados, afirma que PTT foi introduzido pela primeira vez e usado como um detector de anomalias intrínsecas. Também foi aplicada em observar os efeitos da terapia com heparina . Como foi descoberto mais tarde , tornou-se insuficiente PTT na detecção de deficiências menores e tinham diminuição da sensibilidade heparina. Assim, TTPA surgiu para cobrir o que estava faltando PTT .
Adicionado Fator

Ao adicionar certas substâncias químicas ou " ativadores de contato ", como caulim para o reagente de PTT , revelou-se para ativar o fator XII rapidamente e de forma consistente. O reagente é um activador carregado negativamente , tal como sílica e um fosfolípido . Por isso, este achado removido outro fator de coagulação e adicionado um reagente que por sua vez acelerou o tempo de coagulação .
Aumento da sensibilidade

PTT é usado para triagem de distúrbios de coagulação . Destina-se a revelar quaisquer defeitos no sistema de coagulação intrínseca e vias comuns . Além disso , busca-se avaliar a eventual déficit no fatores de coagulação II , V, VIII , IX, XI e XII. Em contraste, TTPA é mais sensível em termos de seu efeito de heparina. De acordo com Fischbach e Dunning , TTPA " é uma versão mais sensível do PT. " Consequentemente, TTPA é usado para monitorar a gestão heparina. Ele é regularmente utilizado para descobrir se há algum fator VIII e IX deficiências .