casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações |

Sobre Braquiterapia

A braquiterapia é um tipo de terapia de radiação usada para tratar câncer na próstata , reto , útero , vagina, colo do útero, vesícula biliar , pulmão , esôfago, mama, pele, olhos, cabeça e pescoço. Este método de tratamento do cancro tem sido já utilizada por mais de um século , de acordo com a American Society braquiterapia . Experiências de braquiterapia pode variar muito de uma pessoa para outra . Radioterapia

acordo com o Instituto Nacional Câncer , cerca de metade de todas as pessoas com cancro receber terapia de radiação , por si só ou em combinação com outros tipos de tratamento . A radioterapia usa a energia do radiação para destruir o câncer e encolher tumores . Embora seja eficaz em células cancerosas prejudiciais , isto é, infelizmente, prejudicial para as células saudáveis ​​assim . As ondas radioativas emitidas com braquiterapia viajar distâncias muito curtas. Aplicado em locais de células cancerosas densamente povoadas , esta terapia proporciona um menor risco de danos às células saudáveis ​​do que algumas opções alternativas.
Características

Braquiterapia usa pequenas pelotas radioativos , ou "sementes" , para atacar o câncer . Cada semente é aproximadamente equivalente ao tamanho de um grão de arroz . Dependendo do tipo e condição do cancro que necessita de tratamento , os implantes que contêm 50 a 100 pelotas são capazes de emitir radiação de vários graus . Outros termos para braquiterapia incluem radioterapia implante e radioterapia interna .

Procedimentos

Um dos dois métodos, a terapia de radiação intersticial ou intracavitária , oferece braquiterapia. Intersticial é a inserção do implante no tecido em ou perto do tumor , utilizado para o tratamento do cancro na próstata , colo do útero , da cabeça e pescoço , da mama e do ovário . Tratamento do câncer uterino, intracavitária , ou radioterapia intraluminal , usa um aplicativo , como um tubo ou cilindro , para a inserção. O uso de um scanner de tomografia computadorizada ou máquina de ultra-som pode ajudar com a colocação do implante no local mais benéfico. Agulhas ocas e cateteres geralmente fornecem o método de transferência de fontes radioativas em qualquer procedimento.

Tipos

Normalmente um procedimento ambulatorial , com altas doses de braquiterapia é repetido uma ou duas vezes diária ao longo de vários dias ou semanas . Cada sessão , com duração de cerca de 5 a 20 minutos , inicia-se com a inserção de um implante para proporcionar uma dose de radiação agressivo e termina com a sua remoção . Com a braquiterapia de baixa dose , um implante continuamente liberando níveis limitados de radiação permanece no local por horas ou dias . Muitas vezes , os pacientes recebem anestesia antes do tratamento . Durante este tipo de terapia , o paciente permanece no hospital durante a noite . Em alguns casos, a colocação permanente de pelotas de liberar doses baixas de tratamento até que , eventualmente, tornar-se vazio.

Efeitos Colaterais

Efeitos colaterais comuns incluem inchaço e sensibilidade na área de tratamento , com o acompanhamento ocasional de pequenas contusões. Dependendo da localização e do tipo de tratamento recebido , os pacientes podem sofrer de diarreia , desconforto ao urinar, dificuldade para engolir , feridas na boca , perda de cabelo , impotência, incontinência ou náuseas e vômitos. Cerca de seis meses após a conclusão do tratamento, efeitos colaterais tardios , incluindo infertilidade, problemas nas articulações , linfedema e câncer secundário pode ocorrer .