casa | | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer |

Os efeitos a longo prazo do Tamoxifen

Tamoxifen tem sido usado como um tratamento para o câncer de mama há mais de 30 anos e é considerada o padrão ouro para prevenção da recorrência . Vendido sob a marca Nolvadex , a droga tem muitos efeitos colaterais, mas a maioria é temporária e apenas alguns são de longo prazo . O que é o tamoxifeno ?

Tamoxifen foi desenvolvido pelo ICI Pharmaceuticals em 1977 como uma terapia de tratamento para câncer de mama estrogênio positivo. A droga funciona bloqueando os receptores de estrogênio na corrente sanguínea , que pode levar ao desenvolvimento de novos tumores na mama ou outras partes do corpo. O medicamento é tomado por via oral em dose única diária por 5 anos e tem provado para reduzir a recorrência do câncer de mama.

Efeitos Colaterais

Algumas mulheres não tomam tamoxifeno por causa de os efeitos colaterais . Muitas mulheres não têm efeitos colaterais em todos, mas aqueles que o fazem relatar uma ampla gama . As mais comuns incluem rubor e sudorese , aumento de peso , náuseas e indigestão , a mudança em períodos e dores de cabeça . Estes efeitos secundários tendem a diminuir ao longo do tempo e desaparecer uma vez que um paciente deixa de tomar tamoxifeno.
Ligação com o câncer endometrial

As mulheres que tomam tamoxifeno estão em um pouco risco elevado de desenvolver câncer endometrial , também conhecido como câncer do útero. Esta é uma forma rara de câncer que tem sido visto em algumas mulheres que tomaram grandes doses de tamoxifeno por 5 anos ou mais.
Outros Efeitos a longo prazo

estudos em ratos têm mostrado uma ligação entre o uso de tamoxifeno e câncer de fígado , mas estes estudos não foram replicados com os humanos. No lado positivo , há também algumas evidências de que o tamoxifeno reduz o nível de gordura ou de lipídios no sangue , o que reduz o risco de doenças cardíacas.
O melhor efeito de longo prazo

O efeito a longo prazo mais conhecido de tamoxifeno é um histórico de ajudar as mulheres com câncer de mama evitar a reincidência. Tomado como uma terapia primária ou secundária do câncer de mama , o tamoxifeno reduz o risco de recorrência em 30 por cento e ainda continua a trabalhar anos depois que os pacientes parar de tomar, de acordo com um estudo do Instituto Wolfson de Medicina Preventiva , em Londres.