casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de mama |

O que são as alterações de células colunares

? O uso generalizado da mamografia e melhores técnicas de biópsia de mama têm aumentado significativamente a detecção de alterações da mama que podem ou não podem estar associados com o desenvolvimento de câncer de mama. Uma anomalia a ser encontrado com freqüência cada vez maior é a mudança celular colunar da mama. Esta é uma anomalia do duto de leite em que tipos específicos de células da mama , ou seja, células cilíndricas , podem apresentar alterações de crescimento excessivo e /ou intracelulares que se desviam do que é considerado normal. Anatomia da Mama

A mama feminina é uma estrutura complexa constituída principalmente de tecido conjuntivo e de gordura. Ele também contém os gânglios linfáticos , vasos sanguíneos, dutos de leite , lobos e lóbulos . A mama contém de 15 a 18 lóbulos. Cada lóbulo contém de 20 a 40 unidades funcionais básicos , chamados de unidades lobulares de dutos do terminal , ou TDLUs . Cada unidade lobular contém de 10 a 100 pequenos sacos , chamados de ácinos , que fazem e possuem leite materno. Uma rede de tubos finos , chamados de dutos, conectar os lóbulos. Dutos também carregam o leite dos lóbulos para o mamilo . Dutos dentro do TDLU são revestidas com células epiteliais retangulares , chamadas células colunares .

Significado

Mudanças nas unidades lobulares duto terminais são importantes porque são os locais onde a maioria de mama cancros surgem. Não invasiva , ou in situ , o câncer de mama se refere àqueles que não se espalhou para além do seu local de origem . Cânceres de mama invasivos espalhar e invadir os tecidos circundantes. Algumas alterações nas células colunares são motivo de preocupação , porque eles podem indicar formas primitivas de carcinoma ductal de baixo grau in situ e câncer de mama invasivo. De acordo com Christopher Montague , MD , os dados sugerem que o risco de alterações nas células colunares progredir para o câncer de mama invasivo é baixo.

Tipos

Patologistas definir célula colunar alterações como um grupo de condutas que terminam abruptamente sem formar lóbulos . As aberturas de dutos estão dilatados para formar pequenos sacos . Eles categorizar alterações nas células colunares de acordo com o número de camadas de células que revestem os ductos e a aparência microscópica das células . Mudança célula colunar sem atipia descreve as lesões com uma ou duas camadas de células cilíndricas normais de aparência . Quando existem mais do que duas camadas de células colunares normais , indicando crescimento excessivo de células , a lesão é descrito como a hiperplasia das células colunar . Alteração de células colunares com atipia e hiperplasia de células colunares com atipia referem-se a lesões que contêm células anormais.
Gestão Clínica

Enquanto a mamografia é útil para detectar anomalias mamárias , não pode diferenciar entre células cancerosas e não cancerosas . Por conseguinte , uma biópsia é realizada para remover uma amostra de tecido para exame posterior . Quando pequenas amostras são suficientes , os médicos realizar uma biópsia de agulha . Às vezes , eles removem toda a lesão cirurgicamente , um procedimento chamado excisão cirúrgica. Quando biópsia por agulha mostra mudança de células colunares ou hiperplasia de células colunares sem evidência de atipia , patologia trabalho -up adicional ou excisão cirúrgica normalmente não se justifica. Uma biópsia é recomendada para lesões contendo células atípicas .