casa | | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Fisioterapia |

Importância da Eletroterapia em Fisioterapia

Eletroterapia é a utilização de energia elétrica como parte de um programa de tratamento de fisioterapia ativa. Várias formas de eletroterapia têm sido utilizados desde os tempos de Roma , e tem um papel muito tempo, bem estabelecido na prática da fisioterapia . Os diferentes métodos de electroterapia deve ser usada em conjunto com as modalidades de tratamento , tais como fisioterapia massagem , gama de exercícios de movimento , e a aplicação de compressas de gelo e calor . O uso de electroterapia como um complemento indispensável para fisioterapia fornece o programa de tratamento mais eficaz e benéfica para o paciente . Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS)
massagem é uma modalidade de tratamento eficaz.

Este é um dispositivo pequeno, de bolso que é fácil para um paciente para usar em casa. Ele ajuda a aliviar a dor crônica , estimulando os nervos e músculos através da pele , estimulando a produção de analgésicos naturais do cérebro , as endorfinas . Os eléctrodos podem ser colocados onde eles são mais eficazes , directamente sobre a área dolorosa , ou o nervo fornecendo-o , ou mesmo no lado oposto do corpo . A intensidade de estimulação pode ser ajustado pelo paciente , e algumas unidades têm capacidades de alta frequência de 60 a 200 Hz ou estimulação de baixa frequência , inferior a 10 Hz . Estudos têm demonstrado que a baixa freqüência de estimulação pode tornar-se desconfortável , mas fornece mais duradouro alívio da dor.
Galvânica Stimulation (GS)
Combinando estimulação galvânica com fisioterapia é eficaz para novas lesões .

Guillaume Duchene , o promotor de electroterapia , descobriu que a aplicação de corrente aplicada ao músculo alternando produzirá contracções fortes , independentemente da condição do próprio músculo . Durante a Segunda Guerra Mundial , verificou-se que esta seria evitar a atrofia muscular ( deterioração) e foi útil para restaurar a massa muscular após ferimentos e lesões . A alta tensão GS reduz espasmos musculares e inchaço dos tecidos moles , reduzindo assim a dor . É mais eficaz durante as fases iniciais do tratamento , quando combinado com outras formas de fisioterapia , como gelo , calor e amplitude de movimento e exercícios de fortalecimento .
Corrente Interferencial (IFC)

fisioterapia e eletroterapia combinam para tratar com sucesso tensões musculares .

Esta forma de eletroterapia é semelhante ao TENS , mas oferece uma alta freqüência , 4000 Hz, onda portadora que penetra mais profundamente na pele , causando menos desconforto. Ele bloqueia a transmissão dos sinais de dor ao longo dos nervos ao estimular a produção de endorfina . IFC muitas vezes alivia a dor crônica nas costas dos pacientes que não foram ajudados por TENS .

Ultrassom
Programas de exercícios fazem parte do plano de tratamento.

Este método de eletroterapia alivia a dor nas articulações profundas e tecidos musculares de forma eficaz. O calor profundo amacia e estica o tecido conjuntivo , aumentando a mobilidade ea plena utilização das articulações. O ultra-som é eficaz no tratamento da dor lombar crônica e recorrente , diminuição da amplitude de movimento em um segmento da coluna vertebral. É mais eficaz usado em conjunto com um músculo gradual alongamento e exercício regime .

Efeitos colaterais e precauções

efeitos colaterais são raros , mas, ocasionalmente, pode haver dor transitória depois de usar o TENS ou unidades da IFC. As almofadas adesivas nas unidades pode causar irritação de pele menor .

As almofadas das dezenas , IFC ou GS leads nunca deve ser colocado sobre o coração ou sobre um pacemaker ou seus leads, pois isso pode causar arritmia cardíaca . Colocar as almofadas sobre a garganta pode reduzir a pressão arterial , e colocá-los ao longo de um útero grávido pode prejudicar o feto.