casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Quais são os efeitos colaterais da ablação com radiação de iodo?

A ablação com iodo radioativo é um tratamento comprovado para o hipertireoidismo (hiperatividade da glândula tireóide), mas é usado principalmente para tratar as formas papilar e folicular do câncer de tireoide. Administrado em forma de cápsula ou líquido, o iodo radioativo encolhe a tireóide, diminui a função da tireóide e elimina as células cancerígenas da tireoide ao expor a glândula tireóide à radiação. Quando um indivíduo sofre uma ablação de iodo radioativo, vários outros órgãos também recebem exposição à radiação. A exposição à radiação a outros órgãos pode produzir alguns efeitos colaterais indesejáveis ​​ou inesperados.

Xerostomia

Xerostomia é o termo médico para a boca seca devido à falta de saliva. A xerostomia é o efeito colateral mais comum dos tratamentos com iodo radioativo, pois as glândulas salivares são expostas à radiação e diminuem a produção de saliva. Boca seca durará geralmente mais de uma semana após a ablação com iodo radioativo, no entanto, irá resolver naturalmente com o tempo. Náusea /vômito Náuseas e vômitos também são efeitos colaterais muito comuns após uma ablação de iodo radioativo. Isso ocorre porque o estômago e todo o seu conteúdo estão diretamente expostos à radiação ionizante. Náuseas e vômitos devem desaparecer após alguns dias. Como o conteúdo do estômago recebe exposição direta à radiação, qualquer vômito produzido se torna radioativo. Deve-se perceber que qualquer pessoa ou pessoas envolvidas com a limpeza do conteúdo do estômago também ficará exposto à radiação. Precauções devem ser explicadas em detalhes por um médico ou outro profissional de saúde antes de administrar uma ablação de iodo radioativo. Gastralgia Gastropenia é o termo médico para dor de estômago ou dor abdominal. Este efeito colateral um tanto esperado da radioiodoterapia resulta da exposição direta à radiação causada pela ingestão de uma cápsula ou líquido de iodo radioativo. Gastralgia deve resolver em um ou dois dias.

Dor /Ternura em Órgãos Cervicais

Devido à exposição à radiação do pescoço durante a ablação da tireóide, pode-se sentir dor ou sensibilidade em todos os órgãos do pescoço. Os indivíduos podem sentir dor no leito da tireoide, glândula parótida (maior glândula salivar) e glândulas submandibulares (par de glândulas salivares localizadas sob o assoalho da boca). A dor deve diminuir depois de um dia ou dois.

Mudança de sabor

Por causa da diminuição da produção de saliva e as propriedades metálicas do iodo, os indivíduos podem experimentar uma mudança temporária no sabor. Isso pode ser caracterizado como alimento não saboroso como deveria. Este efeito colateral, embora um pouco chato, deve resolver dentro de 48 horas. Fadiga e fadiga também pode ocorrer após uma ablação da tireóide com radioiodo. Isso resulta de uma diminuição na produção de tireóide de hormônios da tireóide. Fadiga também é um efeito de curto prazo. Os níveis de energia devem retornar ao normal quando os níveis de hormônio tireoidiano retornarem aos níveis adequados.