casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O desenvolvimento da linguagem de uma criança de 3 anos

Os três primeiros anos de vida do seu filho são o período mais "intenso" do desenvolvimento da linguagem e da fala, diz o Instituto Nacional de Surdez e Distúrbios da Comunicação. Esse tempo é caracterizado pelo desenvolvimento cognitivo que inclui certos marcos da fala e da linguagem - o que o NIDCD descreve como um "horário" durante o qual as habilidades receptivas, expressivas e de fala são adquiridas em progressão específica. O NIDCD e a Associação Americana de Fonoaudiologia procuram a aquisição de linguagem entre faixas etárias específicas. Entre 2 e 3 anos de idade, seu bebê deve exibir o desenvolvimento da linguagem abaixo.

Receptivo Linguagem Habilidades

Linguagem receptiva refere-se a quão bem o seu filho é capaz de entender o que é comunicado a ele. A ASHA observa que, entre as idades de 2 e 3 anos, o seu filho adquirirá habilidades linguísticas receptivas que lhe permitirão entender palavras com diferentes significados, como "parar /ir", e compreender relações espaciais, como "em /em /sob" ", bem como descritores, como" feliz "e" frio ". Ela pode seguir comandos simples, em duas partes: "Pegue sua xícara e coloque-a na mesa". Ela também reconhece pronomes quando falada, como "você" ou "ela", e ela atende a contar histórias por períodos de tempo cada vez mais longos.

Habilidades Expressivas na Linguagem

A linguagem expressiva refere-se a quão bem a criança é capaz de comunicar pensamentos, idéias e sentimentos de maneira verbal e não-verbal. ASHA indica que uma criança entre 2 e 3 anos de idade "tem uma palavra para quase tudo" e pode pedir itens pelo nome. Além disso, ele é capaz de juntar frases curtas de duas e três palavras em resposta a perguntas e fazer solicitações. O uso de pronomes como "eu" e "você" surge durante esse tempo. Você também pode perceber que seu filho começa a usar uma inflexão de pergunta no final de frases simples, por exemplo, "Onde gatinho?" Ele pode usar substantivos plurais ("sapatos") e verbos do passado ("saltados").

Habilidades da Fala

Fala refere-se ao processo físico envolvido na comunicação verbal e é composto de articulação (uso de sons da fala corretos), fluência (que ASHA descreve como o "ritmo da fala") e uso coordenado de pregas vocais e respiração. Entre as idades de 2 e 3 anos, a fala do seu filho irá refletir um grau mais preciso, mas ela ainda pode deixar os sons finais das palavras. Ouvintes familiares, como pais e membros próximos da família e outros cuidadores, podem entender seu discurso, embora possa não estar claro para os ouvintes desconhecidos. A ASHA observa que o seu filho adquire consoantes mais desafiadoras, especificamente: /k /, /g /, /t /, /d /e /n /.

Precauções

ASHA tem o cuidado de salientar que o os marcos acima aplicam-se aos falantes de inglês monolíngües. Seu filho pode não ter adquirido toda e qualquer habilidade apropriada para seu grupo etário geral, mas isso não significa que ela tenha um distúrbio de linguagem. Se seu filho não tiver atingido a maioria das habilidades de linguagem e fala apropriadas para sua idade cronológica, o ASHA aconselha a procurar uma consulta com um fonoaudiólogo certificado (consulte Recursos), para que seu filho possa ser formalmente avaliado usando testes padronizados. br> Como obter ajuda

Se seu filho de 3 anos de idade estiver consideravelmente abaixo dos pares da mesma idade, ele poderá ter um distúrbio de fala e /ou linguagem. Uma criança com habilidades de fala adequadas à idade pode ter um distúrbio de linguagem receptivo, um distúrbio de linguagem expressivo ou ambos. Da mesma forma, uma criança com um distúrbio de fala - uma criança de 3 anos que gagueja ou se agacha - pode ter habilidades de linguagem receptiva e expressiva que estão perfeitamente intactas. Os distúrbios da fala e da linguagem podem ser leves, moderados ou graves. Uma vez diagnosticada por um fonoaudiólogo, as sessões de terapia subsequentes podem melhorar as habilidades de comunicação geral do seu filho. , , ] ]