casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Socialização em adolescentes

De acordo com a Academia Americana de Pediatria HealthyChildren.org, os adolescentes estão em um estágio em que a independência é a chave. Dito isso, é provável que sua adolescente esteja interessada em passar mais tempo com os colegas do que com a família dela. Enquanto ela ainda vai usá-lo como sua base, o adolescente está explorando suas opções sociais, sair com os amigos e, provavelmente, em contato constante com outras crianças.

Cliques

Os dias de um adulto vigilante dizendo um grupo de crianças para "brincar de bom" está muito longe da adolescência. Cliques - grupos de adolescentes que estão mais preocupados em manter as outras crianças do que na verdade atuando como verdadeiras amigas - são estruturas sociais comuns no ambiente do ensino médio. À medida que os amigos se tornam cada vez mais importantes para o seu filho, é provável que ele sinta a necessidade de se adaptar à cena social do ensino médio ou do ensino médio. Embora você queira que seu filho adolescente tenha amigos, os profissionais pediátricos do site Kids Health advertem os pais de que os cliques podem causar problemas quando os adolescentes agem de forma inadequada ou insalubre - como fumar ou fazer dietas radicais - simplesmente para agradar o líder ou quando são rejeitados pelo grupo. Converse com seu filho adolescente sobre cliques, se você suspeitar que ele está sendo influenciado por um ou não, para ajudá-lo a entender que seus verdadeiros amigos não vão pedir que ele faça coisas que ele acha que estão erradas ou ostracize por agir como um indivíduo.

Grupos de amigos

Ao contrário de cliques exclusivos, os grupos de amigos se concentram mais em crenças, valores e interesses compartilhados. Por exemplo, sua adolescente dramática pode tornar-se rapidamente amiga das outras crianças no clube de teatro de sua escola ou sentir que ela realmente "se encaixa" com os outros jovens pintores em sua aula de artes depois da aula. Os grupos de amizade que não expulsam outras crianças por não estarem de acordo com suas expectativas podem fornecer uma maneira positiva para os adolescentes praticarem habilidades sociais, obterem apoio e se envolverem em atividades com outras pessoas que gostam de fazer as mesmas coisas que fazem. Teen Friends

Enquanto o ensino médio é certamente um lugar social, nem todas as amizades de adolescentes giram em torno de um grupo de outras crianças. As amizades entre adolescentes fornecem uma maneira mais íntima para as crianças se socializarem e encontrarem apoio emocional. Ter um "melhor amigo" durante a adolescência pode incluir um relacionamento muito mais complexo socialmente do que quando criança mais nova. Por exemplo, a melhor amiga de seu filho da pré-escola é provavelmente um colega da vizinhança ou um colega de creche com quem ele gosta de jogar bola ou carros com zoom em sua sala de estar. Quando se trata de discutir medos, preocupações ou alegrias da vida, seu filho de 4 anos se volta para você em vez de ser seu melhor amigo para conversar. Por outro lado, o melhor amigo do adolescente assume um papel central em sua vida. É provável, e completamente normal, que o adolescente aja como se confiasse mais em sua melhor amiga que sua mãe ou confiasse nesse amigo especial, contando a ele segredos que ele não diria aos membros da família. Enquanto você pode ter passado a maior parte de sua adolescência conversando ao telefone e passando notas na sala de estudos, a criança contemporânea tem uma abordagem muito mais técnica à socialização. O uso de mídia social é uma maneira popular de os adolescentes se conectarem com seus amigos reais e on-line. De acordo com as estatísticas do Pew Research Center, a maioria dos adolescentes tem cerca de 300 amigos no Facebook. Socializar através de fontes on-line permite que o adolescente se conecte instantaneamente com todos os seus amigos ao mesmo tempo, mantenha contato constante e compartilhe informações pessoais a uma velocidade relâmpago. Embora existam certamente aspectos positivos do uso das mídias sociais - um relatório da Common Sense Media afirma que 29% dos adolescentes acham que as redes sociais diminuem a timidez e 15% dizem que isso lhes proporciona uma melhor auto-imagem - também há consequências negativas seu filho adolescente pode não pensar. Postar fotos e informações pessoais em um site público pode deixar o adolescente vulnerável a predadores adultos que estão on-line. Converse com seu filho sobre segurança na mídia social antes de postar alguma coisa.