casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Uma criança com vermelhidão no rosto

É frustrante para os pais verem a criança com vermelhidão facial, especialmente se a criança for muito nova para descrever os sintomas da vermelhidão. Existem várias condições de pele que podem causar vermelhidão. A maioria é inofensiva e desaparece por conta própria.

Irritação

A pele vermelha pode ser irritada por uma substância doméstica, como um sabão ou uma loção dura ou um estímulo ambiental, como umidade ou pólen. Remova tantos irritantes quanto possível para ver se a condição melhora. Evite banhos de bolhas, use sabonetes sem cheiro que são direcionados para a pele sensível, e não permita fumar cigarros em sua casa.

Doenças

Doenças que podem causar vermelhidão no rosto são catapora, roséola e quinta doença . A roséola é uma doença mais comum entre seis e três anos e geralmente é identificável se a criança tiver febre alta por vários dias, mas quando a febre desaparece, ocorre uma erupção cutânea. De acordo com o BabyCenter.com, a catapora geralmente significa de 250 a 500 bolhas cor-de-rosa na pele da criança, o que inclui o rosto. A quinta doença se apresenta com uma ligeira febre, dores e sintomas de resfriado, seguidas por bochechas vermelhas brilhantes, de acordo com BabyCenter.com. A catapora, a roséola e a quinta doença são todos vírus, por isso precisam seguir seu curso, pois os antibióticos são ineficazes. A melhor maneira de evitar esses vírus é praticar uma boa higiene, como a lavagem freqüente das mãos e evitar pessoas doentes.

Eczema

O eczema é uma condição crônica da pele. De acordo com a Academia Americana de Pediatria ou AAP, o eczema é freqüentemente diagnosticado em crianças com histórico familiar de eczema ou alergias. Geralmente se desenvolve quando seu filho é de dois a seis meses de idade. Não há cura para o eczema, mas sua criança muitas vezes superará a condição na escola primária. Além da vermelhidão, seu bebê pode sentir comichão, pequenos inchaços e descamação da pele. Usando produtos para peles sensíveis pode minimizar a quantidade de erupções vermelhas que sua criança experimenta. Queimaduras solares são muito comuns durante o verão, mas são fáceis de prevenir. Aplique um protetor solar com um FPS mínimo de 30 na pele da criança frequentemente ao longo do dia para evitar queimaduras solares. Se a criança entrar na água, reaplique a loção mesmo que seja à prova d'água. A sensação de queimadura causada por uma queimadura solar pode ser aliviada com aloe vera.

Considerações

Se o seu bebê tem vermelhidão do rosto em combinação com dificuldades respiratórias, uma grande erupção cutânea ou inchaço da língua, boca ou na garganta, procure atendimento médico imediato, pois todos são sinais de reação alérgica grave. Toda vez que você der ao seu filho uma medicação de venda livre, sempre descubra as informações corretas sobre dosagem, como com um anti-histamínico. Se as condições não desaparecerem sozinhas ou parecerem pior, marque uma consulta com o pediatra.