casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como funciona o sistema esquelético?

O sistema esquelético trabalha para apoiar seu corpo. Sem sua estrutura esquelética, você seria incapaz de se mover. Os humanos são vertebrados, o que significa que temos endosqueletos ósseos, articulados (articulados). Um endosqueleto é um quadro dentro do corpo que oferece suporte à medida que cresce e se desenvolve. O sistema esquelético oferece proteção, suporte, formação de células sanguíneas, armazena minerais e energia e ajuda no movimento.

Os ossos são feitos de tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo é encontrado em todo o corpo e vem em diferentes formas. Os ossos são compostos principalmente de fibrilas de colágeno. Suas superfícies são cobertas com células especiais feitas de compostos de cálcio. É isso que dá aos ossos sua estrutura e força.

Dentro dos ossos, existem células que contêm fibras e substância fundamental. Se você olhasse para células ósseas sob um microscópio, encontraria minúsculos grãos espalhados por toda parte. À medida que as células se desenvolvem, os compostos de cálcio no interior cristalizam. Isso cria ossos como os conhecemos: capaz de suportar grande pressão e força sem se romper. Cálcio e fósforo são armazenados dentro de seus ossos.

Um fato interessante sobre o sistema esquelético é que, apesar de sua força e capacidade de suporte, o tecido dentro dos ossos é muito leve. Nossos esqueletos compreendem apenas cerca de 18% do nosso peso corporal.

Um adulto humano tem um total de duzentos e seis ossos. Os ossos são considerados órgãos vivos, porque são constituídos de nervo, músculo e tecido epitelial, bem como o tecido conjuntivo que liga tudo junto. Se você observasse a seção transversal de um osso longo, como o fêmur, veria uma haste no meio que é oca. Esta cavidade central contém medula vermelha ou amarela. O vermelho é medula recém-produzida. À medida que os ossos envelhecem, a medula vermelha se converte em amarelo. Esta medula amarela especial é uma fonte de energia.

Dentro dos ossos, são produzidos glóbulos vermelhos e brancos, juntamente com plaquetas. Há uma bainha fibrosa chamada periósteo que contém vasos sangüíneos que fornecem oxigênio e nutrientes para os tecidos ósseos. Vasos sanguíneos entram e saem dos ossos por pequenas aberturas chamadas canais de nutrientes.

Conforme nos desenvolvemos, nossos ossos crescem conosco. A cartilagem hialina produz crescimento lateral, que é posteriormente substituído por tecido ósseo. Os ossos adicionam área de superfície através do crescimento aposicional, o que faz com que seus ossos se alarguem. O periósteo é responsável por segregar tecido ósseo novo.

O sistema esquelético é coberto por músculos que nos permitem mover-nos. Esses músculos estão presos aos ossos por meio de tendões e geralmente se estendem de uma extremidade do osso à outra. Seus ossos e músculos trabalham juntos através de uma série de impulsos e sinais comunicados entre o cérebro e os músculos esqueléticos. Para se mover, o sistema nervoso sinaliza um músculo esquelético para se contrair. Quando o músculo se contrai, esse movimento faz com que o osso (ou ossos) anexado seja seguido.