casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Os efeitos do ozono na estratosfera e Troposfera

O oxigênio que as pessoas respiram é conhecido como dioxigénio . Composto de dois átomos de oxigénio , dioxigénio é descrito pela fórmula molecular O2 . Apesar de o ozono é feita do mesmo elemento ( um alótropo ) , que transporta um átomo de oxigénio adicional , e , portanto, tem a fórmula O3 . Um gás azulado com um odor pungente , o ozônio é geralmente encontrado em altas concentrações na estratosfera ( atmosfera superior ) e em concentrações modestas na troposfera ( baixa atmosfera ) , relata Ciência Esclarecido . O ozônio na estratosfera e troposfera

Em comparação com ozônio na troposfera, que ocorre naturalmente ozônio na estratosfera (oito a 30 quilômetros da Terra ), não só apresenta um comportamento diferente, mas também tem uma função diferente. Moléculas de ozônio estratosférico são divididos pelos raios ultravioleta do sol. As moléculas de oxigênio de um único átomo resultantes são altamente reativos e combinam com O2 para formar O3 . Porque este ozônio absorve a maior parte da radiação UV de ondas curtas , ele serve como tampão da Terra da radiação solar perigosa , de acordo com a Enciclopédia da Terra.

Na troposfera (zero a oito quilômetros da Terra ) , as quedas de temperatura devido para reduzir as pressões dos gases atmosféricos , bem como o transporte reduzido de calor a partir da superfície do planeta . A radiação solar que atinge a Terra salta de volta para a troposfera , onde a turbulência redistribui os raios ultravioleta. Hidrocarbonetos divulgados pelo solo e plantas e quantidades escassas de ozônio estratosférico compreendem as fontes de ocorrência natural de ozônio na troposfera.
Ozônio Buraco

Em 1985 , uma pesquisa de Meteorologia britânico equipe descobriu que as concentrações de ozônio sobre a Antártida havia caído em cerca de 40 por cento entre 1977 e 1984, quando comparado com 1960 níveis. Este buraco de ozônio representou a primeira evidência clara de que as atividades humanas estão afetando o meio ambiente. Os clorofluorcarbonos (CFCs) usados ​​em refrigerantes, latas de spray e outros produtos manufaturados não são tóxicos nem inflamáveis. No entanto , estes compostos sobem para a estratosfera e são , então, separados por radiação em átomos de cloro . Na alta atmosfera , os átomos de cloro livre pode aniquilar dezenas de milhares de moléculas de ozônio , destruindo , assim, escudo da Terra contra o sol.

Enquanto o protocolo 1987 de Montreal levou a um esforço internacional para eliminar os clorofluorcarbonos , os efeitos destes compostos na estratosfera pode durar 100 anos , informa o Centro Internacional de Ciências da Terra Information Network . O aumento da radiação UV pode levar a vários problemas de saúde , incluindo o envelhecimento prematuro , câncer de pele , catarata e danos ao sistema imunológico humano.
Ozônio Poluição

em contraste com a estratosfera, onde o ozono desempenha um papel protetor , as funções de ozônio como um gás de efeito estufa na troposfera . Gerado pela reação química entre as emissões de óxido de nitrogênio da indústria e veículos e hidrocarbonetos , o ozônio é um elemento importante de poluição. Como um irritante para os pulmões semelhante à fumaça do cigarro , o ozônio provoca um aumento da susceptibilidade a infecções , asma , enfisema e outras doenças respiratórias , de acordo com o Centro Internacional de Ciências da Terra Information Network . Assim , a parte inferior das plantas ( estômatos ) encerrado devido a altos níveis de ozônio , retardando a fotossíntese e crescimento. Os efeitos do ozono na agricultura podem afetar negativamente a oferta de alimentos do mundo .