casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica |

Métodos de Pesquisa Qualitativa em Avaliação de Tecnologias em Saúde

A pesquisa qualitativa é uma forma de investigação normalmente utilizado nas ciências sociais e de saúde. Ao contrário de uma pesquisa quantitativa, que se baseia em dados numéricos , a pesquisa qualitativa oferece uma rica descrição de comportamentos humanos , motivações e crenças. Na avaliação de tecnologias em saúde, métodos de pesquisa qualitativa fornecer aos investigadores um meio de melhor compreensão das implicações sociais e éticas da evolução da medicina. Contexto

tecnologias da saúde refere-se amplamente a avanços na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde. A Organização Mundial de Saúde afirma que o acesso a tecnologias de saúde seguros e eficazes depende em parte da avaliação científica . De acordo com um comunicado divulgado pela Universidade de Oxford , em 2009 , a avaliação de tecnologias em saúde é um exame sistemático da eficácia , custo-eficácia e as consequências sociais da aplicação de um novo procedimento de saúde, a política ou dispositivo. Em seu artigo de revisão de 1998 sobre avaliação de tecnologias em saúde , autores E. Murphy et al. , da Universidade de Nottingham , afirmam que os métodos qualitativos são especialmente úteis durante as fases conceituais de um estudo de pesquisa e para os decisores políticos que trabalham para implementar programas de saúde.
Observação Participante

Participante observação , também conhecida como pesquisa etnográfica , é um meio eficaz de avaliação, em que o investigador gasta um tempo significativo no cenário da tecnologia de saúde. Este método de pesquisa envolve a observação direta de como a tecnologia é usada e como a população paciente interage com ele. Interação podem incluir a crença de um paciente e atitude que pode afectar a forma como o paciente se aproxima de serviços de saúde. Murphy et al . note que a observação participante é útil para a identificação de oportunidades de alterar as práticas existentes para torná-los mais eficazes.

Entrevistas

Entrevistas , ambos estruturados e não estruturados , compõem o coração de métodos de pesquisa qualitativa . Para a avaliação de tecnologias em saúde , entrevistas fornecer uma ferramenta valiosa para a compreensão de crenças subjetivas e idéias. Pesquisadores entrevistar pacientes e profissionais de saúde para consultar as suas opiniões a respeito de tratamentos e programas de saúde e para identificar áreas onde as tecnologias de saúde podem ser melhorados. Como Murphy et al . observar , as entrevistas são limitadas pelo fato de que eles dependem próprios relatos das entrevistadas , que nem sempre são consistentes e , por vezes, difíceis de verificar.
Prova Análise

O anlysis das conversas transcritas , registros escritos ou documentos históricos é outro método qualitativo utilizado na avaliação de tecnologias em saúde . Essa abordagem requer uma revisão sistemática de materiais escritos para identificar temas recorrentes ou discrepantes que cercam o sujeito da pesquisa . Um outlier , neste caso , é um pedaço de dados que não é consistente com os resultados gerais, mas às vezes pode levar os investigadores a tirar novas conclusões em suas pesquisas.
Considerações éticas

investigadores de saúde estão obrigados a manter os padrões éticos na condução de pesquisas com participantes humanos . Existem padrões éticos para garantir a segurança eo bem-estar dos sujeitos da pesquisa e para proteger as informações de saúde privado dos pacientes. Ao estabelecer acordos éticos com os sujeitos da pesquisa , os investigadores melhorar a confiança e comunicação na relação de pesquisa e melhorar a qualidade dos dados obtidos por meio de métodos de pesquisa qualitativa.