casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas |

Sobre a dengue e Gerenciamento de Enfermagem

Gestão de Enfermagem da dengue não é específico e de suporte , consistindo de alívio da dor e da administração oral e /ou intravenosa de fluidos . Dengue assistência ao paciente requer acompanhamento médico atentos aos sinais de alerta da permeabilidade vascular potencialmente fatal de febre hemorrágica da dengue (FHD) e insuficiência circulatória com risco de vida que define a síndrome do choque da dengue (DSS). Significado

Dengue resultados febre de infecção por um flavivírus , com quatro sorotipos ( DEN- 1, DEN- 2 , DEN -3 , DEN -4 ) . Mosquitos Aedis aegypti transmite o vírus da dengue entre os seres humanos . A dengue é endêmica em grande parte da África , Sudeste da Ásia , e várias regiões tropicais em todo o mundo . Mosquitos Aedes albopictus estão implicados em menor grau , com a transmissão da dengue nas Américas. Impactos febre

Dengue 50 a 100 milhões de pessoas anualmente , com centenas de milhares de pacientes que evoluíram para casos mais graves de febre hemorrágica da dengue (FHD) . A dengue hemorrágica provoca mortalidade em 5 por cento dos pacientes com esta manifestação da doença .
Vírus Efeitos

Dengue provoca um quadro agudo de aumento da permeabilidade vascular e extravasamento de plasma . Apoiar o paciente através desta crise vascular por uma gestão adequada hidratação leva a resolução.
Cronograma

exposições Dengue atividade sazonal, com as epidemias que ocorrem durante a estação chuvosa propício para a reprodução do mosquito . Em regiões endêmicas , a dengue deve ser o diagnóstico inicial presumida quando tratar um paciente com sintomas de gripe durante a estação chuvosa .

Vírus Dengue incuba 3-14 dias, após o qual os pacientes com dengue apresentam febre tão alta quanto 40-41 graus C , mialgia, dor pós- orbital , dor de cabeça , perda de apetite, náuseas , vômitos e petéquias ou erupção cutânea maculopapular . Os bebês podem apresentar doença febril indiferenciada . Febre aguda geralmente dura de três a sete dias , muitas vezes com uma aparência de Saddleback , onde a febre remete brevemente e retorna posteriormente . Formas graves de dengue geralmente se desenvolvem três a seis dias após o início da doença . Diagnóstico
Identificação

diferencial inclui outras febres hemorrágicas virais , malária, sarampo, meningococcemia , leptospirose, septicemia bacteriana, febre tifóide , sarampo, infecções por rickettsias , rubéola e influenza. Screenings incluem a pressão arterial, estado de hidratação , prova do laço , função hepática , o nível de albumina , índice de derrame pleural , hemograma, e urologia. Trinta por cento dos pacientes irão apresentar sintomas hemorrágicos manifestando principalmente como manifestações cutâneas tal petéquias , echymoses e púrpura . Casos graves também podem apresentar sangramento do nariz, gengivas , intestinos, ou uma aparência de menstruação pesada. O exame de urina pode indicar microhematúria .

Confirmação de infecção com o vírus da dengue por cultura de tecidos ou sorologia não produz resultados em tempo útil para a tomada de decisões clínicas . Portanto, o diagnóstico baseia-se na evidência clínica empírica.

Tratamento para a dengue e as manifestações mais graves de dengue hemorrágica e dengue choque hemorrágico não é específico e de suporte , consistindo em alívio da dor e administração por via oral e /ou IV do fluidos .
Características

pacientes bem hidratados , sem sinais de aumento da permeabilidade vascular pode se recuperar em casa com instruções para o acompanhamento se os sintomas hemorrágicos aparecer. Os doentes que apresentem sinais de hemorragia ou desidratação requer observação clínica ou hospitalização . Proteger dos pacientes dengue leitos hospitalares com mosquiteiros impedindo ainda mais a transmissão .

É importante evitar o uso de aspirina e fármacos anti- inflamatórios não-esteróides no tratamento da dor , pois isso irá agravar complicações hemorrágicas . O acetaminofeno é preferível.

Supervisão de hidratação constitui o núcleo da gestão de enfermagem da dengue . Oferecer líquidos orais pacientes regularmente, dar fluidos IV com os primeiros sinais de desidratação, e monitorar a produção de urina . As enfermeiras também devem monitorar a pressão arterial e atenção aos sinais de descompensação circulatório , incluindo um fraco, pulso rápido , hipotensão e pele fria , úmida . Organização Mundial de Saúde materiais de treinamento dengue fornecer a fórmula para calcular o volume de hidratação como duas vezes que o necessário para a manutenção normal : . 2 x ( 1500 mL + ( 20 x (peso em kg - 20 )) para pacientes com mais de 40 kg

gestão de enfermagem adequada da dengue requer a coleta de sangue vários empates ; hematócritos série até 01:59 após a resolução da febre permitir a detecção de hemoconcentração Use uma amostra de sangue de fase aguda (dias 0-5 ), tomada no momento da apresentação para o isolamento viral em mosquitos. cultura de células. Use amostras de convalescença para sorotipagem por ELISA. Coletar amostras de tecidos de nódulos linfáticos , pulmões, fígado , rins e baço em casos fatais para os estudos de imuno-histoquímica.

requisitos de descarga inclui dois dias de ausência de febre , o retorno de apetite, hematócrito normal e plaquetas acima de 50.000 /mm ^ 3 . pacientes que se recuperam do choque deve permanecer em observação pelo menos três dias após a resolução da crise circulatória. pacientes que sofrem de angústia respiratória do derrame pleural pode precisar de uma internação mais longa.


Aviso

gestão Enfermagem da dengue também requer que os pacientes de monitoramento de sinais de consciência alterada , confusão e outras implicações neurológicas. Preste atenção para letargia , convulsões, rigidez de nuca e paralisia . O envolvimento neurológico e intensa dor abdominal, vômitos , muitas vezes sustentado com sinalizar desenvolvimento de febre hemorrágica da dengue mais grave (FHD) . Alívio da febre e um início súbito de hipotermia acompanhada por inquietação e alterações mentais freqüentemente precedem o início da síndrome de choque hemorrágico da dengue (DSS).
Especialista introspecção

infecção anterior com dengue não confere imunidade cruzada para outros sorotipos do vírus da dengue. A co-infecção com múltiplas cepas em regiões endêmicas pode contribuir para o aumento da virulência. Uma história de dengue ou infecção com múltiplas cepas colocar os pacientes em maior risco de febre hemorrágica da dengue (FHD) .