casa |  | Saúde e Doença >  | Condições e Tratamentos | Mal de Altitude

Você pode ficar doente por cair em água gelada?

Sim, cair em água gelada pode causar vários problemas de saúde, alguns dos quais podem ser fatais.

1. Hipotermia: Este é o risco mais imediato e perigoso. A hipotermia ocorre quando o corpo perde calor mais rápido do que pode produzi-lo, fazendo com que a temperatura corporal central caia. Na água congelada, esse processo pode acontecer muito rapidamente, pois a água afasta o calor do corpo 25 vezes mais rápido que o ar. Os sintomas de hipotermia incluem tremores, fala arrastada, confusão, perda de coordenação e respiração e frequência cardíaca lentas. Se não for tratada, a hipotermia pode levar ao coma e à morte.

2. Choque de imersão em água fria (CWI): Este é um reflexo repentino e involuntário de suspiro que pode ocorrer quando alguém cai na água fria. O choque CWI pode fazer com que a água seja inalada para os pulmões, causando asfixia, tosse e dificuldade para respirar. Em alguns casos, o choque CWI também pode causar ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

3. Congelamento: Esta é uma condição que ocorre quando a pele e os tecidos subjacentes congelam. É mais provável que o congelamento ocorra em áreas expostas do corpo, como rosto, mãos e pés. Os sintomas de congelamento incluem dormência, formigamento, dor e mudança na cor da pele (de branco para azul e para preto). Se não for tratada, o congelamento pode causar danos aos tecidos e amputação.

4. Afogamento: Cair em água gelada também pode aumentar o risco de afogamento. À medida que o corpo fica mais frio, fica mais difícil se mover e pensar com clareza, tornando mais difícil permanecer à tona. Além disso, a água fria pode fazer com que o coração e os pulmões parem de funcionar corretamente, mesmo que a pessoa não inale água.

5. Complicações secundárias: Além dos riscos imediatos mencionados acima, cair em água gelada também pode causar complicações secundárias, como pneumonia, insuficiência renal e sepse. Estas complicações podem surgir depois de a pessoa ter sido resgatada e aquecida e podem ser fatais.