casa | | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer |

Métodos de quimioterapia

Consoante as drogas a serem dadas e o tipo de cancro a ser tratado , que é entregue a quimioterapia de vários modos . Estes métodos incluem : via oral (PO) , por via intravenosa ( IV) , intramuscular (IM), alvejado ou regional e tópica . Oral Quimioterapia Tópica e Quimioterapia

quimioterapia oral é dada através da boca , geralmente em comprimido , cápsula ou líquido. É o método mais simples e pode ser normalmente administrado em casa . Simples como o método pode ser, a adesão do paciente é um dos maiores obstáculos à quimioterapia bem sucedida.

Alguns pacientes sofrem sintomas de vômito, náusea extrema , ou diarréia , influenciando sua aceitação da droga e reduzir a sua conformidade com o diretrizes relacionadas à dosagem ea frequência . Outros têm dificuldade em lembrar o quanto e quantas vezes a tomar o medicamento , seja para levá-la em um todo ou o estômago vazio , etc - todos os detalhes que influenciam grandemente a eficácia da quimioterapia

quimioterapia tópica vem . sob a forma de um creme , pomada ou loção e é aplicado directamente na pele . Este é um método habitualmente utilizado no tratamento de certos tipos de cancro da pele .
Intramuscular e intravenosa

O termo parenteral é utilizado para descrever a quimioterapia que é administrada por via intravenosa , por via intramuscular , ou por via subcutânea . Quimioterapia intravenosa é a forma mais comum de três . Com a quimioterapia intravenosa, uma infusão de drogas e solução salina é injetada diretamente na corrente sangüínea do paciente. Porque a quimioterapia IV é uma forma sistêmica de combate ao câncer , todas as células do corpo é exposto às drogas . A droga afecta as células saudáveis ​​assim como quimioterapia cells.In cancro IV , uma pequena agulha ligada a um cateter é inserido dentro de uma veia , usualmente na mão ou braço inferior . O cateter é ligado a uma bolsa de soro de gotejamento que está pendurado de um poste . O fluido é conduzido para baixo pela força da gravidade .

Vantagem da quimioterapia intravenosa é que o fármaco é distribuído imediatamente para o sangue . Isto torna-se no entanto desvantajoso quando um paciente tem um nível elevado de células cancerosas no sangue periférico . O efeito rápido da droga sobre as células cancerosas podem causar detritos tóxicos excessivo que pode sobrecarregar a capacidade do corpo para se livrar dele. O fígado, os rins e outros órgãos pode ser submetido a estresse intolerável que pode prejudicar a sua função e, possivelmente, ser fatal . Quimioterapia

intramuscular implica injecção num músculo . A quimioterapia administrada desta forma é absorvida para o sangue de forma mais lenta do que a quimioterapia administrada por via intravenosa , e os seus efeitos são duradouros do que IV .

Subcutânea ( SQ ou SC ) é semelhante à quimioterapia intramuscular e envolve a injecção da droga sob a pele . Tal como na quimioterapia intramuscular , o medicamento injectado se difunde gradualmente a partir do local da injecção para os sistemas sanguíneos e linfáticos . Este é definitivamente mais vantajoso do que a quimioterapia IV. Uma vez que o fármaco entra no sistema circulatório durante um período de tempo mais longo , a toxicidade sistémica de que a quimioterapia , muitas vezes traz IV é evitado . A razão de injeções intramusculares e subcutâneas são menos freqüentemente aplicado é porque um grande número de drogas irritar e, possivelmente, até mesmo danificar o tecido muscular e da pele.
Regional

Regional ou quimioterapia dirigida é administrado quando há uma necessidade de que as drogas anti -cancro para uma zona precisa do corpo . Isto é feito em uma tentativa para concentrar a droga na região do tumor , minimizando os efeitos da droga sobre o resto do corpo . Exemplos de quimioterapia regionais incluem intra -arterial , intravesical , intrapleural , intraperiotneal e intratecal .

Intra -arterial envolve a injecção da droga directamente para a artéria que fornece o sangue à área do tumor . Este é utilizado com tumores no fígado ou da perna . Intravesical envolve a injecção para dentro da bexiga . Muitas vezes isso é usado para a fase inicial de câncer de bexiga. Intrapleural envolve injeção na cavidade torácica entre a parede torácica e os pulmões. Isto é utilizado para o câncer que se desenvolve no revestimento do pulmão ou no câncer de mama que se espalhou para a membrana ao redor dos pulmões e revestimento da cavidade torácica. Intraperitoneal envolve a injecção para dentro da cavidade abdominal . Este é administrado por alguns estágios do câncer de ovário, alguns cancros do cólon persistentes , e câncer de apêndice que se espalharam expansivamente dentro do abdômen . Intratecal envolve a injecção de fluido em torno da medula espinal e do cérebro . É usado para tratar células cancerígenas no sistema nervoso central.