casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

A corrida aumenta os hormônios?

A corrida faz mais do que apenas estressar o sistema cardiovascular e queimar gordura - desencadeia uma forte resposta hormonal. Como a maioria das respostas ao exercício, o grau de resposta hormonal depende da intensidade e duração do treinamento. Esta resposta hormonal, particularmente o aumento dos níveis de hormônio da tireoide e crescimento, contribui para a quantidade de gordura que você queima. Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

O hormônio do crescimento é produzido pela glândula pituitária anterior em resposta a várias tensões. Correr é um tipo de estresse que aciona essa versão. A testosterona é produzida pelos testículos em homens e os ovários e glândulas supra-renais em mulheres. Este hormônio trabalha para preservar a massa muscular magra, enquanto o hormônio do crescimento vai buscar gordura para o combustível. Quanto mais intensamente você treina, mais você desencadeia a liberação desses poderosos hormônios, de acordo com um estudo publicado em 2010 na "Acta Physiologica Hungarica". A glândula tireoide produz vários hormônios, incluindo T- 3 e T-4, ambos desempenham um papel na perda de gordura. O hormônio T-3, em particular, é estimulado pelo exercício. O exercício prolongado estimula a produção de T-3 para auxiliar na utilização de gorduras e glicogênio como combustível, bem como na eliminação de ácidos graxos livres para energia. Após um exercício intenso, há um aumento acentuado na produção de T-3 da sua glândula tireóide, de acordo com um estudo de 1998 publicado na "Revista Romena de Fisiologia."

Epinefrina

Epinefrina, ou adrenalina, é produzido por suas glândulas supra-renais em resposta a um estresse ou estímulo, como a resposta "voo ou luta". Corrida desencadeia a resposta de luta ou fuga. A adrenalina é liberada em resposta ao aumento na demanda por energia. E, ao contrário de outros hormônios, a adrenalina não só gasta gorduras e açúcares como combustível, mas também aminoácidos. Como outros tipos de hormônios, o aumento nos níveis de adrenalina é proporcional ao aumento da intensidade do exercício, de acordo com um estudo de 2007 publicado no "Journal of Strength and Conditioning Research". Cortisol

O cortisol é outro hormônio produzido pelas glândulas supra-renais em resposta ao estresse. O cortisol também limpa tudo e qualquer coisa como combustível. O cortisol é o que é conhecido como um "catabólico", ou hormônio desperdiçador - seus efeitos são tão pronunciados. A resposta desse hormônio também depende do seu peso corporal, de acordo com pesquisadores da Universidade Islâmica Azad, em Teerã, que estudaram os efeitos das atividades físicas da manhã e da tarde nas respostas ao cortisol em mulheres magras e obesas. Os resultados deste estudo de 2011 mostraram que o cortisol e a resposta ao estresse foram menores no final do dia, sugerindo que as mulheres obesas se exercitem à tarde para minimizar a resposta ao estresse que pode levar à perda de massa muscular do que à queima de gordura.