casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Distúrbios do Sistema Endócrino e Perda de Peso

A rede de órgãos e sistemas no corpo projetados para produzir, armazenar e secretar hormônios é chamada de sistema endócrino. Reprodução, crescimento e níveis de energia são controlados pelo sistema endócrino. Crescimento e distúrbios da tireóide, diabetes, osteoporose e síndrome dos ovários policísticos podem resultar de perturbações para este sistema vital.

Síndrome de Cushing

Quando o corpo produz quantidades excessivas do hormônio cortisol por longos períodos de tempo, você pode desenvolver a síndrome de Cushing. Um dos principais efeitos da doença é o ganho de peso. O cortisol é importante para a perda de peso porque é o hormônio que converte a gordura em energia. Quando muito está presente, não funciona eficientemente, o que significa que o sistema endócrino interrompe essa função vital e interfere nos seus esforços de perda de peso. Normalmente, a síndrome de Cushing é uma condição temporária que desaparece quando você para de tomar medicamentos cortisolares para tratar outras doenças. Tumores nas glândulas pituitária ou supra-renais também podem desencadear a doença, que se dissipa quando o tumor é removido.

Hipotireoidismo

A glândula tireóide produz hormônios que regulam a forma como seu corpo quebra os alimentos e se os armazena ou usa para energia. Os hormônios da tireóide são o principal árbitro do seu metabolismo. O hipotireoidismo, ou hipotireoidismo, é mais comum em mulheres com mais de 50 anos e pode levar à obesidade, doenças cardíacas e dores nas articulações, de acordo com a Mayo Clinic. A condição ocorre quando a tireóide deixa de produzir hormônios suficientes. Os sintomas são quase imperceptíveis nos estágios iniciais da condição e gradualmente se fortalecem com a idade. Você pode se sentir fatigado e lento, ser sensível ao frio e sentir fraqueza e dor nas articulações. Drogas usadas para controlar o hipotireoidismo normalmente resultam em perda de peso ao mesmo tempo, reduzindo seus níveis de colesterol e dando-lhe mais energia.

Doença de Addison

Você pode experimentar perda de peso indesejada quando você desenvolver a doença de Addison. Segundo a Hormone Foundation, essa condição é rara e afeta menos de 150 pessoas em cada milhão. A doença ataca as glândulas supra-renais e faz com que produzam uma quantidade insuficiente de hormônios esteróides em seu corpo. Os hormônios esteróides controlam os níveis de açúcar no sangue, o impulso sexual e a capacidade de combater os efeitos do estresse e da infecção. Você pode se sentir fraco e cansado e não ter apetite como resultado da doença. Um regime vitalício de corticosteróides geralmente é necessário para tratar a doença de Addison e você deve ser capaz de voltar a um peso saudável.

Diabetes

O diabetes tipo 1 é uma desordem endócrina que geralmente resulta em perda de peso. A diabetes tipo 1, conhecida como diabetes juvenil no passado, ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente. Além da perda de peso não intencional, você pode sentir sede e fome intensas e sentir a necessidade de urinar com frequência. O distúrbio imunológico geralmente aparece pela primeira vez em crianças e adolescentes. Você precisa de injeções regulares de insulina para controlar a doença e manter um peso saudável. Além da perda de peso, o diabetes não gerenciado pode levar à cegueira, danos nos nervos, derrame e doença renal.