casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Técnicas de Meditação para Adolescentes

A meditação é uma focalização intencional da mente. Atletas e artistas marciais praticam meditação para melhorar seu desempenho. Yogis, monges budistas e buscadores espirituais praticam isso para obter discernimento espiritual. Pessoas comuns em todo o mundo a praticam para regular seu sistema de luta ou fuga, diminuir o estresse, regular as emoções e melhorar as relações interpessoais. Embora muitas posturas de meditação estejam disponíveis para seu filho adolescente, se ela for uma iniciante, tudo o que ela precisa fazer é seguir algumas diretrizes básicas: (1) Certifique-se de que sua respiração não esteja restrita de nenhuma maneira; (2) Encontre uma postura que não torne muito fácil para ela adormecer; (3) Conheça a sua experiência de meditação com dignidade relaxada.

Meditação Mindfulness

A meditação da consciência plena é um processo de conhecer sua paisagem interior. Pode ter várias formas. Jack Kornfield, em seu vídeo, "A arte interior da meditação", recomenda este caminho para iniciantes: seu filho adolescente deve relaxar e observar sua respiração. Eventualmente sua mente começará a vagar. Ao fazê-lo, ele não deve tentar pará-lo, mas apenas observe com calma. Incentive-o a rotular as emoções e pensamentos à medida que passam: impaciência, planejamento, satisfação, lembrança ou qualquer outra coisa que passe. Seu adolescente não deve envolver as coisas acontecendo em sua mente; ele deveria apenas assistir e rotular. Ao fazê-lo, dá-lhe uma nova perspectiva sobre os seus pensamentos do dia-a-dia, permitindo-lhe ficar preso neles, se assim o escolher.

Meditação Mantra

Mantra meditação centra-se numa palavra ou frase . A mente é um pouco como um macaco hiperativo solto em sua sala de estar. Ele salta de distração para distração, atropelando tudo que fica no seu caminho. Concentrar-se em um mantra é como dar ao macaco um brinquedo para ocupá-lo por um tempo. Se a mente está se concentrando em algo, é menos provável que tente se concentrar em tudo.

A Meditação do Projeto diz que o mantra de seu filho adolescente não precisa ser o clássico "Ommm". Pode ser uma palavra ou frase que signifique algo para seu filho adolescente, talvez algo do histórico religioso de sua família ou uma sugestão como "relaxe" ou "coragem". Seu adolescente deve limpar sua mente, relaxar e respirar. Com o tempo respirando, talvez ao expirar, ela deveria repetir seu mantra, em voz alta ou em sua mente. Fazer isso ajuda a trazer a mente para o foco.

Respiração do Coração

O hálito cardíaco é uma forma de meditação com benefícios físicos verificáveis. Para respirar o coração, o adolescente precisa relaxar e respirar em um ciclo de dez segundos - cinco segundos em cinco segundos. Ao fazer isso, ele precisa respirar um estado mental positivo na região do coração. Esse estado pode ser calmo, apreciação, gratidão ou compaixão. Diga a ele para sentir aquele estado enchendo seu peito enquanto ele respira.

O que acontece com o corpo do seu filho quando ele faz o coração respirar é profundo. Sua freqüência cardíaca muda para se tornar mais "coerente". Em outras palavras, se você fosse plotar sua variabilidade da frequência cardíaca em um gráfico, você veria um padrão de onda senoidal regular e suave. Essa mudança no ritmo cardíaco de seu filho então influencia outros ritmos em seu corpo, incluindo pressão sangüínea e ondas cerebrais. Todos os sistemas de seu corpo começam a trabalhar juntos mais de perto, tornando-o mais criativo e intuitivo.

Se você quiser mais informações sobre o hálito cardíaco e seus efeitos, investigue HeartMath.

Meditação da compaixão

A meditação da compaixão constrói um dos traços mais centrais para a humanidade: a capacidade de empatia. Seu filho adolescente deve começar isso como qualquer outra meditação, relaxando e tomando consciência de sua respiração. Então ela deve deixar sua mente vagar em direção a alguém que ama, pode ser uma pessoa ou um animal. Pode ser alguém que está doente ou lutando, alguém que ela conhece no exército, alguém de quem ela é distante ou alguém com quem ela deseja uma conexão mais profunda. Aos poucos, o adolescente precisa se deixar levar pela perspectiva dessa pessoa. Como seria trabalhar, estar com a família, lidar com as coisas com as quais essa pessoa está lidando? Diga a ela para ver o mundo através desse novo conjunto de olhos, sinta-se com um novo coração e fique lá por um tempo antes de voltar à sua própria perspectiva. Como seu filho adolescente faz isso, ela deve se sentir livre para fazer uma oração por essa pessoa ou expressar um desejo por seu bem-estar. Ao terminar essa meditação, ela precisará voltar à respiração para acalmar sua mente e emoções e se concentrar novamente em sua própria perspectiva.