casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Causas do cabelo prematuramente grisalho

A maioria das pessoas começa a desenvolver cabelos grisalhos por volta dos 50 anos. Este é um processo normal de envelhecimento. No entanto, algumas pessoas experimentam cabelos grisalhos desde a adolescência e início dos 20 anos. Esta pode ser uma função biológica normal devido à genética, já que algumas pessoas são simplesmente predispostas à perda precoce de pigmentação nos fios de cabelo, resultando em cabelos grisalhos. Existem alguns outros fatores que podem desempenhar um papel prematuro em cabelos grisalhos e devem ser discutidos com seu médico para opções de tratamento.

Stress

Stress é um culpado comum no desenvolvimento de cabelos grisalhos. Hormônios do estresse, como o cortisol, correm por todo o corpo durante períodos prolongados de estresse ou distúrbios de ansiedade. O corpo entra em "lutar ou fugir" resposta e concentra a maioria dos nutrientes e oxigênio para os principais órgãos do corpo, afetando a pigmentação, crescimento e condição geral do cabelo.

Fumar

Fumar é prejudicial de muitas maneiras ao corpo humano. A hemoglobina é a molécula no sangue que transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos por todo o corpo. O monóxido de carbono, que é inalado pela fumaça do cigarro, se liga mais facilmente à hemoglobina do que ao oxigênio. Portanto, se você é um fumante, é provável que seu cabelo não esteja recebendo a quantidade de oxigênio necessária para manter uma condição saudável. Esta falta de oxigênio reduz a capacidade do cabelo para produzir pigmento, e cabelos grisalhos é o resultado.

Deficiências de vitaminas

Vitaminas desempenham um papel importante no processo de pigmentação do cabelo. Mais comumente, as deficiências de vitamina B são o culpado pelo envelhecimento prematuro do cabelo. Vitaminas do complexo B são freqüentemente encontradas em níveis baixos em pessoas que sofrem dessa condição às vezes embaraçosa. Um simples exame de sangue no consultório do seu médico pode determinar se você precisa de um suplemento diário.

Scalp não-tépido

As glândulas sebáceas no couro cabeludo produzem o óleo que se acumula no cabelo após um dia ou dois de não lavar o cabelo. Este óleo pode obstruir os poros no couro cabeludo que são responsáveis por fornecer nutrição para os folículos pilosos. Quando esses poros estão entupidos, seu cabelo não consegue atingir ou utilizar oxigênio e nutrientes vitais, o que pode resultar em cabelos grisalhos e perda de cabelo.

O processamento excessivo do cabelo pode levar aos danos foliculares. Os secadores de cabelo elétricos e os alisadores de cabelo usam altos níveis de calor e podem danificar os fios de cabelo, bem como os folículos no couro cabeludo que produzem o cabelo. Além disso, muitas pessoas com alguns cabelos grisalhos se transformam em tintura de cabelo para encobrir essa condição indesejada. Infelizmente, cada vez que você pinta o cabelo, alguns danos são causados aos folículos pilosos e, com o tempo, isso pode inibir sua capacidade de produzir adequadamente a pigmentação que dá cor ao seu cabelo.

Condições Genéticas

condições genéticas raras, como Síndrome de Hutchinson-Guilford, Síndrome de Werner e vitiligo, apresentam cabelos grisalhos como um dos primeiros sintomas. Essas condições genéticas raras podem se apresentar a qualquer momento ao longo da vida, mas são mais comuns em crianças, adolescentes e adultos com pouco mais de 20 anos. É importante consultar um médico para descartar qualquer distúrbio genético como causa do envelhecimento prematuro do cabelo.

, , ] ]