casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Sobre Epidemiologia

Epidemiologia é , literalmente , o estudo de epidemias - o que faz com que eles , de onde vêm e com que freqüência elas ocorrem - mas inerentemente inclui o estudo e prevenção de doenças e enfermidades . A investigação neste domínio incorpora uma abordagem interdisciplinar que se baseia em dados, informações e métodos utilizados em uma variedade de diferentes campos. Instruções
Função
1

A observação de como e quando surgem doenças tornou-se necessário que as populações cresciam. Epidemiologia é o principal meio pelo qual os problemas de saúde estão contidos , prevenida e controlada dentro de populações. Suas metodologias são a base da pesquisa em saúde pública.

Através do uso de coleta e análise de dados , modelos estatísticos são construídos a partir do qual hipóteses são testadas . A partir de um número de disciplinas relacionadas - ciências sociais , biologia, medicina, matemática, estatística , psicologia , política social e antropologia - epidemiologia é capaz de observar, definir e prever os padrões de doenças e enfermidades nas populações -alvo . Especialistas nesta área podem ser encontrados em uma variedade de configurações de acordo com suas áreas de especialização.
Identificação
2

A "tríade epidemiológica " é o modelo fundamental usado dentro o campo para examinar as relações causais entre um host, um agente e um ambiente, onde o anfitrião é a população observada , o agente é a doença ou doença a ser controlada eo ambiente é a área em que o agente está ativo.

os critérios específicos são empregados para avaliar a validade das relações causais observados dentro da tríade epidemiológica. Relações causa-efeito são determinadas por · consistência em resultados - experimental contra observação · especificidade de condições - um lugar especial, uma determinada população e um conjunto específico de problemas de saúde · motivo razoável - uma forma identificável pelos quais a doença pode se espalhar · probabilidade - com base na presença de fatores semelhantes
História
3

Hipócrates é reconhecido como o pai da epidemiologia , tendo publicado o primeiro estudo sobre as influências ambientais sobre a saúde humana no século 3 , BCE Intitulado "No Ares, Águas e Lugares ", registros de Hipócrates de causa-efeito ocorrências de doença e doença dentro de uma população através de métodos observacionais.

A partir do século 17, os métodos quantitativos foram incorporados ao estudo da saúde pública . John Graunt foi o primeiro a aplicar o princípio da " aritmética social" no campo, marcando um início oficial para o campo da epidemiologia moderna. Seu livro, "Observações sobre as Contas da mortalidade " fez uso de batismo da igreja registros, certidões de óbito e registros de sepultamento e as causas identificadas de morte para compilar padrões de taxas de doença e de expectativa de vida .

A nomenclatura padrão epidemiológico e classificação sistema em uso hoje foi compilada pela primeira vez por William Farr , em meados do século 19 . Usando as estatísticas de dados de saúde a partir de registros militares e dados do censo coleções recolhidas a partir de seu envolvimento com o primeiro censo moderno ( realizada na Grã-Bretanha ) , Farr formulou uma lei geral de epidemias e inventou a primeira tabela taxa de mortalidade padronizada .

tipos
4

Existem dois tipos básicos de epidemiologia - descritiva e analítica . O tipo descritivo lida com grupos específicos da população , ao passo que o tipo de análise centra-se em fatores de risco à saúde e medidas preventivas .

Ao trabalhar com grupos específicos da população , os pesquisadores controlar fatores de saúde através da coleta e análise de como um problema de saúde particular, se desenvolve, o que seus sintomas são , a sua frequência de ocorrência e taxas de mortalidade relativas. Medidas analíticas são aplicadas comparando pessoas dentro do grupo de população , ou grupo alvo, que experimentam a doença com os que o fazem não para determinar como uma doença cria raízes.

Uma terceira abordagem , que é uma variação do ambos os tipos descritivos e analíticos , é a clínica ou experimental , tipo. Esta é uma abordagem baseada em laboratório , que incorpora ensaios clínicos realizados em voluntários, grupos ou animais. Esta pesquisa é normalmente realizado em hospitais e laboratórios com o propósito de encontrar curas e tratamentos para doenças conhecidas .

Considerações
5

Com o crescimento de vastas populações de pessoas em vários continentes , identificando fatores causais que conduzem à doença e doença dentro de grupos-alvo tornou-se uma tarefa difícil . A precisão ea qualidade dos resultados da investigação são tão bons como os métodos utilizados . O modelo de causa-efeito de estudo utilizado revela fatores de risco e pontos prováveis ​​de origem; no entanto, as conclusões finais só pode ser baseada no que é inferida a partir dos dados .

Doenças mostrados para ter múltiplos fatores de risco são mais difíceis de controlar e avaliar dentro de uma população-alvo , especialmente se não há motivo para a doença é conhecida . Fatores de risco aparentemente insignificantes que mostram uma baixa incidência de ocorrência pode desempenhar um papel maior no processo de causa e efeito do que o que pode ser observado a partir dos dados . Como as doenças modernas e doenças tornam-se mais contagioso e resistente à cura , os métodos de epidemiologia e seu uso dentro dos setores público terá de acomodar uma abordagem mais global em seu trabalho.