casa | | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Atendimento de Urgência |

A transfusão de plaquetas orientações

plaquetas ou trombócitos são fragmentos pequenos , de forma irregular de células que são derivadas a partir de megacariócitos , que são células estaminais . O tempo de vida médio de um plaquetas é entre 8 e 12 dias. As plaquetas desempenham um papel fundamental na coagulação do sangue ou de coagulação e são uma fonte natural de factores de crescimento . Eles circulam no sangue de mamíferos e estão envolvidos na hemostase , o que leva à formação de coágulos de sangue . Em um adulto saudável , o intervalo normal para a contagem de plaquetas é de 150.000 - 450.000 K /ul. Indicação

A indicação para transfusão é se o paciente tem uma contagem de plaquetas abaixo de 30.000 K /ul ou um que é menos de 100.000 K /ul se o paciente está passando por um procedimento cirúrgico. Se houver hemorragia maciça ou sangrar , independentemente da contagem de plaquetas, um paciente pode ser transfundido com plaquetas para ajudar a parar o sangramento.

Tipos de doadores

plaquetas podem vir a partir de um dador ou a partir de vários dadores diferentes . Se um único dador for utilizado , toda a coleção é em um saco. Doações de plaquetas que vêm de vários doadores são considerados plaquetas aleatórios. Estes são normalmente reunidos num único saco , antes de serem dadas ao paciente . Um anticoagulante é necessário para evitar a coagulação do sangue na bolsa.
Compatability

Quando possível , as plaquetas devem ser ABO idêntico com o destinatário , quando possível. Isso significa que as plaquetas doadas devem ter o mesmo tipo de sangue exatamente como o paciente. Receptores Rh negativo devem receber plaquetas Rh negativos quando possível , especialmente quando se é uma mulher em idade fértil . Considere dar Rhogam ( Rh imunoglobulina ) se Rh positivos plaquetas deve precisar ser administrado a estes fêmeas. As plaquetas de tipos incomparáveis ​​ainda pode ser dada em caso de emergência , se isso é tudo o que está disponível, mas isso leva a sobrevivência de plaquetas reduzido.
Dosagem

Um paciente típico é dado um saco de plaquetas ao mesmo tempo. Esse saco pode conter um único pheresis doador ou as plaquetas de entre quatro e dez indivíduos diferentes. Se existem vários dadores , o saco de plaquetas é considerado para ser Plaquetas aleatórios . Estas serão administradas para tratar pacientes com baixa contagem de plaquetas ou para tratar o sangramento, pode ser repetido para manter a contagem de plaquetas alvo.
Response

O destinatário deve ter sua contagem de plaquetas medido algures entre dez minutos a três horas após a transfusão . Isto é feito para ver se a transfusão foi bem-sucedida . Normalmente , você espera uma contagem de plaquetas adulto deve aumentar em incrementos de 10.000 por saco de plaquetas dadas . Contagem de plaquetas de uma criança provavelmente vai aumentar mais de 10.000 por saco. Resposta a transfusão de plaquetas é adversamente afetada pela febre , sepse, aumento do baço , hemorragias graves e certos medicamentos , ou seja, amphotercin B Nestes casos, a contagem de plaquetas pode não elevar após a transfusão de todo.

Contra

plaquetas transfusão deve ser administrado a pacientes que têm distúrbios plaquetários automimmune . Esses pacientes só devem receber plaquetas no caso de uma hemorragia fatal .