casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Por que é muita insulina ruim?

A insulina é um hormônio que ajuda a controlar o suprimento de nutrientes para as células em todo o corpo. Embora seja comumente conhecido que a falta de insulina leva ao diabetes tipo 1, um excesso de insulina também leva a problemas de saúde potencialmente graves. Uma grande quantidade de insulina exógena pode levar à redução excessiva dos níveis de açúcar no sangue. Overeating crônica pode levar à elevação crônica dos níveis de insulina, fazendo com que as células parem de responder à insulina.

Insulina

A insulina é um hormônio secretado pelas células beta do pâncreas. Além de regular o nível de glicose no sangue, a insulina atua como um sinal geral para todas as células para começar a extrair nutrientes do sangue. Sem a insulina, as células ficam essencialmente famintas porque são incapazes de transportar muitos nutrientes para a célula. A insulina também estimula as células do fígado a restaurar o glicogênio e transformar o excesso de açúcar em ácidos graxos. O corpo pára de decompor a gordura no tecido em busca de energia quando a insulina está presente e usa açúcar, ácidos graxos e proteínas no sangue como energia.

Overdose de insulina

A insulina exógena é administrada como receita médica a pessoas com diabetes tipo 1 e algumas outras condições. A alta ingestão de insulina ou substâncias que aumentam a imitação da insulina ou aumentam a sua eficácia pode reduzir excessivamente o açúcar no sangue, resultando em hipoglicemia. A hipoglicemia severa pode causar o fechamento do cérebro, resultando em coma e morte. Os sintomas são principalmente devidos à diminuição da atividade cerebral, incluindo fadiga, dor de cabeça, confusão, fome e fraqueza. Se você acha que pode ter uma overdose de insulina ou ter hipoglicemia grave, procure ajuda médica imediatamente. Efeitos a curto prazo em não-diabéticos - mesmo que você não precise se preocupar em tomar muita prescrição insulina, altos níveis de insulina devem ser uma preocupação. Sobrealimentação crônica leva à abundância persistente de nutrientes no sangue, o sinal que faz com que a insulina seja criada. Uma vez que as células do seu corpo estejam cheias, elas não respondem mais à insulina e pegam nutrientes. Como a insulina permanece elevada, as células tornam-se resistentes à sinalização da insulina e a glicose, ácidos graxos e colesterol se acumulam na corrente sanguínea. Com alta insulina circulante, seu corpo resiste à quebra de gordura para baixo energia.

Efeitos a longo prazo em não-diabéticos

A persistente elevação de nutrientes e insulina na corrente sanguínea, uma condição chamada hiperinsulinemia, eventualmente leva a Diabetes tipo 2. Eventualmente, o estresse elevado de tentar perpetuamente limpar os nutrientes do sangue fatiga as células beta que produzem insulina. Além disso, a hiperinsulinemia aumenta muito o risco de desenvolver outras doenças, incluindo doenças cardiovasculares, obesidade, síndrome metabólica e outros distúrbios endócrinos em mulheres. A hiperinsulinemia pode ser evitada com uma dieta saudável e exercícios consistentes e outras atividades físicas.