casa | | Saúde e Doença > | Saúde da Família | Saúde do Bebê
Por que alguns bebês usam capacetes?
Alguns bebês usam capacetes para tratar ou prevenir uma condição chamada plagiocefalia posicional, também conhecida como síndrome da cabeça chata. Esta condição é caracterizada por um achatamento da parte posterior ou lateral da cabeça devido à pressão prolongada em uma área. Pode ocorrer em bebês que passam muito tempo deitados de costas, como aqueles com torcicolo (um músculo tenso do pescoço) ou aqueles que preferem virar a cabeça em uma direção.
Usar um capacete pode ajudar a corrigir ou prevenir o achatamento da cabeça, redistribuindo a pressão e incentivando o crescimento da cabeça em uma forma mais simétrica. O capacete é normalmente feito de um material leve e respirável e colocado na cabeça do bebê por um profissional de saúde. Deve ser usado várias horas todos os dias, conforme prescrito pelo médico, e pode precisar ser ajustado periodicamente à medida que a cabeça do bebê cresce.
Os capacetes geralmente são eficazes no tratamento da plagiocefalia posicional, mas a intervenção precoce é fundamental. Se você está preocupado com o formato da cabeça do seu bebê, é importante conversar com um médico ou outro profissional de saúde para avaliação e recomendações de tratamento.