casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Função renal e suco de romã

O suco de romã contém altas concentrações de nutrientes e pode melhorar sua pressão arterial e função cardiovascular e reduzir o risco de certas condições. Os rins funcionam para manter o sangue limpo e quimicamente equilibrado. Beber suco de romã e tomar certos medicamentos aumenta o risco de danos nos rins. Consulte o seu médico sobre a função renal e beber suco de romã.

Função renal

Os rins saudáveis ​​processam aproximadamente 200 litros de sangue para peneirar dois litros de resíduos e água extra para excreção através de sua urina. Seus rins removem esses resíduos do sangue para ajudar seu corpo a evitar o acúmulo de toxinas que podem causar doenças e condições severas. Os rins regulam o equilíbrio de certos minerais e hormônios, como sódio, potássio, fósforo, eritropoetina e calcitriol. Os danos nos rins causam disfunção ou falha dos rins em filtrar parcialmente ou completamente o sangue. A doença renal pode ser grave e requerer diálise ou transplante para manter a vida.

Suco de Romã

Suco de romã contém altas concentrações de antioxidantes chamados polifenóis, antocianinas e taninos. De fato, a quantidade de antioxidantes no suco de romã excede a encontrada na maioria dos outros sucos de frutas, vinho tinto e chá verde. Cientistas do Instituto de Higiene e Medicina Ambiental de Tianjin, da República Popular da China, descobriram que o consumo diário de suco de romã é superior ao de outras frutas, incluindo maçãs, na melhora da função antioxidante, segundo pesquisa publicada na revista Nutrition Research. Fevereiro de 2008.

Rabdomiólise

Beber suco de romã ao tomar estatinas pode aumentar o risco de rabdomiólise, uma condição grave caracterizada pela quebra das fibras musculares que entram na corrente sanguínea e são prejudiciais aos rins, muitas vezes resultando em danos nos rins. Cientistas do Hospital Hartford, em Connecticut, relatam um caso de um paciente tratado com colesterol alto com medicamentos que desenvolveram rabdomiólise três semanas depois de beber suco de romã, segundo pesquisa publicada no "American Journal of Cardiology" em setembro de 2006. Os médicos trataram com sucesso durante 17 meses com rosuvastatina, um medicamento estatina para o tratamento de colesterol alto e ezetimiba, um medicamento que impede a absorção de colesterol, e ele não apresentava sinais de rabdomiólise antes de tomar suco de romã. No entanto, três semanas depois de beber suco de romã enquanto tomava esses medicamentos, o paciente apresentava sintomas da doença. Os cientistas concluem que o suco de romã interage com certas enzimas hepáticas que aumentam a concentração de estatinas que ficam no corpo e, por sua vez, causam rabdomiólise. Os sintomas da rabdomiólise incluem urina vermelha escura, fadiga, dores musculares e dores articulares. Insuficiência renal aguda ocorre em muitos pacientes com rabdomiólise. O tratamento precoce da rabdomiólise reduz o risco de insuficiência renal crônica.

Considerações

O suco de romã é relativamente seguro, mesmo se consumido diariamente. No entanto, pouco se sabe sobre os riscos de beber suco de romã e desenvolvimento de rabdomiólise quando se toma a medicação. No entanto, a rabdomiólise está associada a drogas estatinas. Como precaução, sempre consulte seu médico sobre beber suco de romã ao tomar estatinas ou outros tipos de medicamentos.