casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Qual é o teor de gordura do queijo ricota?

A ricota é um queijo de soro de leite de vaca, desnatado ou integral. No entanto, a ricota não é tecnicamente um queijo, uma vez que é feito a partir do subproduto do soro líquido do processo de fabrico do queijo. O queijo ricota é de cor branca cremosa, úmida e granulada, e tem um leve sabor adocicado. Muitas vezes é desintegrado em saladas ou frutas como mirtilos. Queijo ricota é rico em gordura e calorias, mas contém uma boa quantidade de proteína, cálcio e selênio.

Conteúdo de Gordura

O queijo ricota feito de leite desnatado contém 10 g de gordura total e 6 g de gordura saturada gordura em meia xícara de servir. O mesmo tamanho de porção de ricota feita com leite integral contém 16 g de gordura total e 10 g de gordura saturada. O queijo ricota não contém gorduras trans. Analisando os valores percentuais diários, com base em uma dieta de 2.000 calorias, a ricota feita com leite desnatado representa 15 e 31% do valor diário de gordura total e gordura saturada, respectivamente. A ricota de leite integral contém 25% e 51% de valor diário de gordura e gordura saturada, respectivamente, em 1/2 xícara. Além do teor de gordura saturada, o teor de gordura total é principalmente gordura monoinsaturada com uma quantidade marginal de gordura poliinsaturada. O queijo ricota feito com leite desnatado contém 3 g de gordura monoinsaturada e 0,3 g de gordura poliinsaturada e ricota feita com leite integral contém 4,5 g e 0,5 g de gordura mono e poliinsaturada, respectivamente.

Dietary Reference Intakes -

Gorduras saturadas e saúde

O queijo ricota é rico em gordura saturada , especialmente quando feita a partir de leite de vaca integral. Consumir uma dieta rica em gordura saturada é a principal causa relacionada à dieta de altos níveis de colesterol, de acordo com a American Heart Association. Em particular, a gordura saturada eleva os níveis de colesterol LDL, ou "ruim", que podem se acumular nas paredes das artérias e prejudicar o fluxo sanguíneo, levando a uma condição conhecida como aterosclerose. Se o fluxo de sangue fica completamente bloqueado, pode levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Gorduras insaturadas

Gorduras insaturadas consistem em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Eles são considerados gorduras saudáveis ​​porque não aumentam o risco de doenças cardiovasculares como gorduras saturadas e trans. De fato, eles podem diminuir o colesterol total e o LDL, ou níveis ruins de colesterol, e reduzir o risco de doenças cardíacas. Os indivíduos não precisam eliminar toda a gordura de sua dieta, mas devem escolher gorduras mais saudáveis ​​e manter a ingestão total de gordura baixa para evitar o ganho de peso.