casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

O que é um bom índice de massa corporal?

O IMC, ou índice de massa corporal, é um cálculo que usa altura e peso, às vezes empregado por profissionais de saúde como um indicador de sua saúde. Se você nunca foi abordado por um profissional de saúde sobre o seu IMC, considere-se com sorte. O IMC é usado principalmente para fornecer uma estimativa do fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, ou seja, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta e certos tipos de câncer. De acordo com um artigo publicado em 2014 na BioMed Central Public Health, o risco de doença crônica aumenta com um IMC mais alto. Baixo IMC

Um IMC baixo é algo abaixo de 18,5. A pesquisa sobre o impacto de um IMC baixo não é extensa, mas esse intervalo é considerado abaixo do peso. Geneticamente, você pode estar predisposto a ter um IMC baixo e, nesse caso, pode ser difícil para você ganhar peso. Para idosos, um IMC baixo pode indicar desnutrição e perda de massa corporal magra. De acordo com um artigo de 2010 publicado no New England Journal of Medicine, estar abaixo do peso também pode colocá-lo em risco de maior chance de morte. Pesquisa publicada em 2014 no BioMed Central Public concordou com essa conclusão, mas também acrescentou que o maior risco de mortalidade na população abaixo do peso pode ser causado por fatores externos, como tabagismo, incapacidade de se recuperar de doenças e depressão.

Um IMC normal ou bom é uma medida de 18,5 a 24,9. Se você está neste intervalo, procure manter seu peso e nível atual de atividade física. O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue recomenda prestar atenção ao seu ambiente, nível de atividade física, comportamentos e hábitos e ingestão de calorias para manter seu IMC dentro desta faixa saudável. Embora não seja uma garantia, manter-se na categoria normal do IMC também pode ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas, como pressão alta, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, segundo o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue. IMC alto

Ter um IMC acima de 25 é considerado sobrepeso, enquanto um IMC acima de 30 é considerado obeso. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver, 34% dos adultos americanos estão acima do peso e 35% são obesos. Com o aumento do IMC acima de 25, não só aumenta o risco de doenças crônicas comuns, como diabetes tipo 2, câncer e doenças cardíacas, mas também aumenta a possibilidade de problemas reprodutivos, dores articulares, cálculos biliares e problemas respiratórios. Estilo de vida saudável e modificações dietéticas podem ajudar a reduzir um IMC elevado, e você pode começar a reduzir o risco de doenças crônicas.

Desvantagens para o IMC As faixas de IMC são uma ferramenta para estimar o risco de doenças crônicas. Mas o IMC não é uma medida direta da gordura corporal e é um indicador mais preciso de saúde quando usado em conjunto com outra medida, como a circunferência da cintura: abaixo de 40 polegadas para homens e menos de 35 polegadas para mulheres. Alguns indivíduos têm excesso de músculo e seriam considerados acima do peso ou obesos com o cálculo atual do IMC, mas são saudáveis. Além disso, se você cair na faixa normal de IMC porque a genética o favorece, você ainda não pode ser absolutamente seguro de que não corre o risco de ter doenças crônicas. O IMC também não incorpora idade, tamanho de quadro ou gênero na equação. Como obter um bom IMC? Se você tiver dúvidas sobre seu IMC atual, é melhor consultar um profissional de saúde. Eles podem levá-lo na direção do ganho de peso, perda de peso ou manutenção e levá-lo para a saúde. Outras condições de saúde, medicamentos ou hábitos de vida pessoais podem estar impedindo você de obter um bom IMC. Um profissional de saúde pode fornecer recursos ou um encaminhamento a um nutricionista nutricionista registrado para avaliar sua dieta e o nível atual de atividade física e fazer sugestões para uma mudança saudável, se necessário.