casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Os riscos de dietas ricas em gorduras saturadas

Quando se trata de gordura, pode ser difícil navegar pelos diferentes tipos, seus benefícios à saúde e os riscos que eles apresentam. As gorduras são fontes de energia e dão sabor aos alimentos. Mas alguns tipos de gorduras - como as gorduras saturadas - podem ser prejudiciais à sua saúde e estão ligados a doenças crônicas, como colesterol alto e doença coronariana.

Os Três Tipos

As gorduras são divididas em três grupos - monoinsaturados, poliinsaturados e saturados. Gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são benéficas para a saúde e podem ajudar a diminuir o colesterol LDL. Eles são líquidos à temperatura ambiente e incluem gorduras como óleo de canola e azeite. As gorduras saturadas são sólidas à temperatura ambiente e são encontradas em produtos de origem animal, incluindo carnes e laticínios, e em algumas fontes vegetais, como óleo de coco e óleo de palma. Gorduras hidrogenadas, como a margarina, também contêm gorduras saturadas.

Onde está a gordura saturada?

As carnes com alto teor de gordura saturada incluem bacon, linguiça, carne moída e costeletas de porco. A gordura saturada também pode ser encontrada em queijos com alto teor de gordura, leite integral, sorvetes e lanches embalados, como batatas fritas.

Gorduras e seu coração

Dietas ricas em gordura saturada estão ligadas à alta colesterol e doença coronariana. A doença coronariana é causada pelo acúmulo de placa nas paredes das artérias. Isso dificulta o fluxo de sangue e aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. As Diretrizes Dietéticas para Americanos 2010 recomendam que 20 a 35% das calorias sejam provenientes de gordura, com menos de 10% de calorias provenientes de gordura saturada. Reduza o consumo de gordura saturada diminuindo alguns poucos alterar. Apare a gordura e a pele das carnes, depois assar, assar, assar ou grelhar ao invés de fritá-las. Compre carnes magras, peixes e aves, pois elas tendem a ter menos gordura saturada. Escolha baixo teor de gordura ou leite desnatado e queijos. Prepare refeições sem carne ou com pouca carne várias vezes por semana para ajudar a diminuir a ingestão total de gordura. Leia os rótulos dos alimentos para evitar fontes ocultas de gordura saturada em alimentos embalados; Evite alimentos com óleo hidrogenado e óleo parcialmente hidrogenado.