casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Segredos japoneses da perda de peso

O Japão tem uma das menores taxas nacionais de obesidade do mundo. Estatísticas publicadas pelo NationMaster mostram que, a partir de 2005, a porcentagem da população do Japão com um índice de massa corporal (IMC) - uma medida de gordura corporal baseada em altura e peso - superior a 30 era de apenas 3,2%; os Estados Unidos lideraram essa lista de 28 países, com 30,6% dos cidadãos relatando um IMC acima de 30. O Centro de Perda de Peso atribui essa baixa taxa à abordagem japonesa à dieta e ao exercício. A dieta nacional é bem equilibrada - baixa em gordura, rica em carboidratos e rica em proteínas.

Staples

Peixe e arroz são produtos básicos da dieta japonesa. Cada refeição geralmente inclui dois cursos de peixe, um servido quente, o outro frio. O peixe é assado, grelhado, servido em sopas ou comido cru. De acordo com o Centro de Emagrecimento, os japoneses consomem muito mais peixe do que os americanos e comem menos carne vermelha. O peixe é rico em muitos nutrientes - proteína, vitaminas A e D e minerais como o ferro - e é rico em ácidos graxos ômega-3. Comer menos carne vermelha também reduz o risco de doenças cardíacas.

O arroz é o principal carboidrato consumido no Japão e está presente em quase todas as refeições. De acordo com o Centro de Perda de Peso, os carboidratos respondem por cerca de 55% da ingestão total de calorias do Japão. Os japoneses preferem o arroz integral, que é mais rico em fibras do que o arroz branco. Segundo o Instituto Internacional de Ciências da Vida do Japão, o arroz tem melhor sabor com comidas salgadas do que com alimentos açucarados e, como os japoneses têm uma alta ingestão de carboidratos, não sentem a necessidade de ter um deserto com alto teor de açúcar após as refeições. Tamanho da parcela

Os japoneses consomem uma ampla variedade de alimentos, mas em quantidades menores que os americanos. Muitos alimentos japoneses, como o sushi, são pequenos, o que incentiva os comensais a comerem devagar e saborearem a comida - o que significa que comem menos durante o mesmo período de tempo e são menos tentados a devorar os alimentos. Os japoneses também usam pratos menores, criando a ilusão de consumir mais alimentos do que realmente têm.

Exercício

Os japoneses incorporam exercícios em suas vidas diárias sempre que podem. Eles tendem a incluir mais exercícios em seus estilos de vida do que malhar na academia, com caminhadas e ciclismo comuns como meio de transporte. Caminhando para o trabalho ou subindo as escadas, eles queimam calorias como parte de sua rotina diária, um passo fundamental no combate à obesidade.

Técnicas de Culinária

Japoneses usam caldos para dar sabor aos alimentos, em vez de calorias densas, molhos pesados, como molho de creme. O caldo de peixe é fundamental para a culinária japonesa; outros caldos comuns usam alga marinha seca ou cogumelos shiitake secos. Uma porção de sopa à base de caldo no início de uma refeição está enchendo, e os comensais consomem menos calorias durante o resto da refeição. Os japoneses usam técnicas de cocção de luz para preparar alimentos, como cozinhar no vapor, fritar e cozinhar. Esses métodos preservam os nutrientes e os antioxidantes de um alimento e reduzem o número de calorias de gordura.

Satiety