casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Um IMC saudável para homens

Seu médico calcula seu índice de massa corporal, ou IMC, usando seu peso e altura. A medida fornece uma estimativa geral da sua gordura corporal. Se você tem um IMC alto, pode estar em risco aumentado de doença crônica devido ao seu peso. Você não encontrará fórmulas de IMC separadas para homens e mulheres; um nível saudável para um homem adulto ou mulher está entre 18,5 e 24,9. Se o seu IMC estiver em um nível não saudável, seu médico provavelmente realizará testes de triagem adicionais - como medidas de compasso de pressão, exames de sangue e medidas de circunferência da cintura - para avaliar melhor sua saúde. O índice de massa corporal de um homem é calculado tomando seu peso em quilogramas e dividindo-o pela sua altura em metros quadrados. A fórmula é: peso em quilogramas /[altura em metros x altura em metros] = IMC.

Para usar as medidas americanas de libras e polegadas, você deve aplicar um fator de conversão à equação. Use seu peso em libras, dividido por sua altura em polegadas ao quadrado e multiplique o total por 703 para obter seu IMC. A fórmula é: peso em libras /(altura em polegadas x altura em polegadas) x 703 = IMC.

Muitos sites governamentais e de saúde têm calculadoras de IMC on-line nas quais você pode simplesmente conectar sua altura e peso. Esta é uma maneira simples e livre de problemas para calcular o IMC.

Considere os resultados do seu IMC como uma ferramenta de triagem. Se o seu IMC estiver abaixo de 18,5, você é considerado abaixo do peso. Se é 25 a 29,9, você cai na categoria de excesso de peso. Se o seu IMC está acima de 30, é uma indicação de que você pode ser obeso e com risco extremo de complicações de saúde. O IMC não é infalível, no entanto, e pode superestimar ou subestimar a gordura em alguns homens.

Tendências para o IMC em homens. Determinadas faixas de altura e peso geralmente qualificam um homem como tendo um IMC saudável de 18,5 a 24,9. . Por exemplo, um homem que tem 1,5 m de altura e pesa entre 125 e 163 libras tem um IMC saudável. O mesmo acontece com um homem de 1,80 m de altura e pesando de 140 a 183 libras, ou seja, 6 pés e 4 polegadas e pesando entre 150 e 204 libras. Embora o IMC não seja calculado ou classificado de maneira diferente para cada sexo, O homem que tem o mesmo IMC de uma mulher provavelmente terá menos gordura corporal. Os homens geralmente carregam mais massa muscular naturalmente. Para apoiar a gravidez e amamentação, as mulheres carregam mais gordura.

O índice de massa corporal é fácil de descobrir, barato e não invasivo, e também é relativamente confiável para grande parte da população. Mas a equação do IMC pode deturpar alguns homens perfeitamente saudáveis ​​e aptos como sendo obesos. Se um homem tem uma constituição musculosa e robusta ou é um atleta, uma abundância de massa muscular pode fazê-lo pesar mais que a média. O músculo é um tecido muito mais saudável que não apresenta os mesmos riscos à saúde do que a gordura excessiva. Seu médico deve ser capaz de olhar para você e ver que seu alto nível de massa muscular está distorcendo a leitura do seu IMC, mas ele pode realizar exames adicionais para garantir que você está em ótima saúde.

Homens sedentários ou mais velhos pode ter um peso bruto que, quando conectado à fórmula do IMC, os mostra como normais ou saudáveis. No entanto, o IMC não mede diretamente sua relação entre gordura e massa magra. Uma leitura "normal" para esses homens pode ser enganosa se eles carregarem mais de 20% de seu peso como gordura. Mesmo que o seu peso esteja na faixa saudável, ter muita gordura corporal o torna suscetível às doenças e complicações que afetam os homens com excesso de peso. Por exemplo, você pode estar em risco de hipertensão e distúrbios metabólicos, como diabetes tipo 2.

Outras avaliações de um peso saudável

Outras triagens de peso podem ajudá-lo a determinar se você tem uma quantidade saudável de gordura. Uma medida simples da sua circunferência da cintura diz-lhe se tem demasiada gordura visceral ou da barriga. Essa gordura se acumula no meio e age como um outro órgão endócrino, secretando compostos que aumentam o risco de doenças. Um homem com uma circunferência da cintura de 40 polegadas ou mais está carregando muita gordura visceral.

Formas mais confiáveis ​​para medir a quantidade de gordura em seu corpo incluem impedância bioelétrica ou balanças de gordura corporal, medidas de espessura das dobras cutâneas, hidrostáticas ou pesagem subaquática e radiografias DEXA. Nem todos esses métodos estão disponíveis ou são convenientes, mas você pode procurá-los se desejar uma compreensão mais detalhada de sua composição corporal. Algumas academias de ginástica, hospitais e centros de treinamento pessoal oferecem equipamentos e profissionais treinados para realizar essas medições.