casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Como deixar de ser obsessivo com a perda de peso

Com imagens de modelos magras e celebridades maravilhosas bombardeando você regularmente, pode ser difícil não ficar obcecado com seu próprio peso. Em uma cultura onde os olhares são tão importantes, pode ser fácil esquecer o que é realmente importante - ser feliz e saudável. No entanto, você pode deixar de ser obcecado com a perda de peso, seguindo alguns passos simples.

Pergunte a si mesmo quais são seus verdadeiros motivos para perder peso. Algumas pessoas perdem peso por motivos de saúde, outras por atração física e outras por ambas as razões. Examine seus verdadeiros pensamentos e sentimentos sobre o assunto e identifique exatamente por que você quer perder peso.

Refaça seus objetivos. Em vez de tornar a perda de peso seu objetivo principal, faça um brainstorm de outras metas que atendam às suas necessidades. Por exemplo, se você deseja ser mais saudável, defina suas metas de exercício por um determinado período de tempo todos os dias ou de fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Se você está mais preocupado com a aparência física, baseie seus objetivos em se sentir bem com a maneira como você se parece e pense em outras mudanças que possam ajudar nesse objetivo, como um novo corte de cabelo ou roupas novas.

Concentre-se em outras coisas além daquelas que a escala diz ao se avaliar. Para evitar depender do número de quilos que você é, evite pesar a si mesmo todos os dias ou mesmo de forma rotineira. Concentre-se em coisas como a maneira como suas roupas são adequadas, até onde você pode caminhar ou correr, com que frequência você vai para a academia e como se sente em relação à sua aparência. Muitas vezes, esses indicadores podem ser tão úteis quanto o número na escala, se não mais.

Pare de se comparar com outras pessoas. Reconheça que os corpos devem vir de todas as formas e tamanhos, e seu corpo pode não ser projetado para ter a aparência de outra pessoa. Lembre-se de que o mais importante é ser saudável e feliz.

Procure ajuda. Embora falar com amigos e familiares de apoio possa ser útil, às vezes, ficar obcecado com o peso está ligado a questões emocionais profundas. Nesses casos, entrar em contato com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a lidar com mais rapidez e eficiência com qualquer problema.

Dica

Faça com que sua família e seus amigos se concentrem em ser saudáveis e feliz em vez de perda de peso. Não só você estará fazendo-lhes um favor, mas você estará criando um ambiente mais favorável para si também.

Advertências

Uma obsessão pela perda de peso pode indicar um distúrbio alimentar, mas também pode ser um sintoma de uma doença mental grave chamada transtorno dismórfico corporal (TDC), de acordo com um artigo de Rick Nauert publicado no pyschcentral.com. A ajuda mental profissional provavelmente será necessária para diagnosticar ou tratar qualquer condição, por isso é importante procurar ajuda se você se sentir incapaz de controlar sua obsessão por perda de peso.