casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Serotonina e perda de peso

A serotonina é um hormônio produzido no corpo a partir do aminoácido triptofano. É usado pelo sistema nervoso para ajudar a regular o apetite, função intestinal e da bexiga, ciclos de sono e humor. Níveis mais baixos de serotonina estão associados à depressão, insônia e ganho de peso. Certos medicamentos e suplementos podem aumentar os níveis de serotonina, e têm sido usados ​​para controlar o apetite e ajudar na perda de peso. Sempre consulte o seu médico antes de usar esses suplementos para perder peso.

O problema do ganho de peso

Enquanto a má alimentação e um estilo de vida sedentário são óbvias contribuintes para o ganho de peso, outros fatores, como desequilíbrio hormonal, depressão e irregular padrões de sono também podem agravar o problema. A serotonina é uma substância química amplamente usada no corpo que a falta dela pode levar a uma série de outros problemas associados ao ganho de peso, como fraqueza ou fadiga, depressão e dificuldade para dormir. O ganho de peso também é um efeito colateral comum relatado por aqueles que tomam ISRS, ou inibidores seletivos de recaptação de serotonina, para a depressão. Converse com seu médico se você tiver um ganho de peso súbito ou ganho de peso enquanto toma medicamentos prescritos.

A Solução de Serotonina

Como baixos níveis de serotonina parecem ser um denominador comum em vários problemas relacionados ao ganho de peso, muitos os especialistas agora se concentram em tratar quimicamente a raiz do problema. A enfermeira de obstetrícia e ginecologia Marcelle Pick explica que, quando os níveis de serotonina estão baixos, tendemos a desejar mais carboidratos ou doces. Essas ânsias doces não só podem indicar um problema, mas o excesso de doces também pode levar a mais ganho de peso. A chave pode ser ajudar o corpo a aumentar os níveis de serotonina naturalmente, o que, por sua vez, ajudará a controlar o apetite, melhorar o humor e levar à perda de peso. Fontes de Serotonina A Serotonina deve ser produzida pelo organismo. No entanto, existem maneiras de ajudar o corpo a aumentar a produção de serotonina. O 5-HTP, um suplemento popular derivado da planta africana Griffonia simplicifolia, promove a produção de serotonina. É usado por herbalists para tratar depressão, insônia, enxaqueca e ganho de peso. Como o 5-HTP ainda está sendo investigado, verifique com seu médico antes de tentar este suplemento.

A produção de serotonina também é aumentada por certos nutrientes na dieta. Vitaminas do complexo B encontradas em grãos integrais e legumes ajudam o corpo a converter o hormônio triptofano em serotonina. Alimentos ricos em triptofano incluem peru, salmão, atum e produtos lácteos. Fora da dieta, a exposição regular à luz solar direta também estimula a produção de serotonina.

Considerações

Embora a serotonina seja essencial para manter um peso saudável, não é o único fator. Qualquer plano de perda de peso deve incluir após uma dieta saudável e programa de exercícios. Em vez de aderir a uma dieta de moda passageira com um menu limitado ou restrições severas, tente simplesmente seguir as recomendações dietéticas descritas na Pirâmide Alimentar do USDA. Coma uma variedade de alimentos, incluindo cereais integrais, frutas frescas e vegetais, bem como carnes magras. Além disso, os Institutos Nacionais de Saúde apontam que o exercício regular também pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro. O USDA sugere pelo menos meia hora de exercício moderado a vigoroso todos os dias.