casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Quais os frutos que devem ser evitados quando se toma comprimidos de eritromicina?

A eritromicina é um antibiótico de prescrição, geralmente usado como tratamento contra infecções bacterianas. Dentistas também prescrevem este medicamento para ajudar seus pacientes a evitar infecções que possam resultar de procedimentos odontológicos. Rosácea e acne pacientes, por vezes, tomar este medicamento também. Interações alimentares conhecidas da eritromicina incluem sucos de frutas e bebidas carbonatadas. Evite consumir estas bebidas com eritromicina e enquanto estiver a tomar este medicamento, a menos que o seu médico indique o contrário. O seu médico ou dentista dá-lhe esta medicação durante um período específico, geralmente uma a três semanas. A prescrição que você recebe pode ser eritromicina genérica ou uma versão de marca do principal componente ativo deste composto químico. A eritromicina vem em várias formas: líquido, comprimido e cápsulas, incluindo formulações mastigáveis e de ação prolongada. O tipo de eritromicina que você toma determina se você pode consumir a medicação com as refeições. O seu médico ou farmacêutico pode dizer-lhe se precisa de tomar a sua eritromicina com o estômago vazio. Quando isso for necessário, aguarde pelo menos duas horas entre a refeição e a medicação.

Frutas e sucos

O MedlinePlus recomenda que você evite tomar a dose de eritromicina com qualquer suco de frutas. A Extensão Cooperativa da Universidade do Colorado adverte que você não deve comer frutas cítricas enquanto estiver tomando eritromicina. Os principais tipos disponíveis nos mercados norte-americanos são grapefruit, laranjas, limões, limas, tangerinas e toranjas.

Citrus Research

Toranja tem sido conhecido por aumentar as concentrações plasmáticas de certos medicamentos. Pesquisa limitada em sumo de toranja mostra que aumenta a quantidade de eritromicina que o seu corpo absorve, o que efetivamente aumenta a sua dose. Os cientistas não isolaram o produto químico específico da toranja que é responsável por esse efeito, mas documentaram essa interação em estudos sobre uma variedade de medicamentos. Numerosos estudos mostram que, embora esteja no intestino delgado, um composto presente em toranja e, possivelmente, em outros citros, afeta a absorção de certas drogas pelo organismo. "European Journal of Clinical Pharmacology" em 2001 descobriu que o consumo de suco de grapefruit com eritromicina aumentou os níveis plasmáticos desta medicação em seis indivíduos do sexo masculino, quando comparado ao consumo de água. Além da grapefruit, os pesquisadores confirmaram que outros sucos de frutas afetam a absorção de certos medicamentos pelo organismo. Uma revisão das interações entre medicamentos e frutas, publicada em 2007 na "Opinião de Especialistas sobre Metabolismo e Toxicologia de Medicamentos", indica que a fruta tem o potencial de afetar a forma como o corpo humano metaboliza os medicamentos. Embora os pesquisadores não os tenham ligado à eritromicina, o oxicoco, o pomelo e a romã têm interações medicamentosas conhecidas, juntamente com laranjas comuns e de Sevilha. Assim como a toranja, essas frutas parecem afetar os medicamentos enquanto passam pelo intestino delgado. Até que novas pesquisas isolem os compostos em frutas que interagem com certas drogas, sempre converse com seu médico ou farmacêutico sobre quais frutas são seguras para tomar com a eritromicina.

, , ] ]