casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

O efeito do suco de romã em coágulos sanguíneos

A cada ano, centenas de milhares de americanos desenvolvem novos coágulos sanguíneos que muitas vezes levam à incapacidade e à morte, de acordo com o Cirurgião Geral dos EUA. Por 4.000 anos, os praticantes da medicina popular têm usado extratos do suco de frutas vermelhas da romã para tratar uma variedade de condições de saúde, incluindo distúrbios dos vasos sanguíneos. Pesquisadores modernos que investigam esses efeitos estão descobrindo que o suco de romã pode ajudar a promover a saúde cardiovascular.

Os coágulos sanguíneos podem se formar em suas artérias ou em uma veia, conhecida como trombose venosa profunda. Os coágulos são formados por células plaquetárias que se formam sobre as feridas da pele e ao redor dos vasos sanguíneos lesionados para ajudar seu corpo a se curar. Depois de os coágulos terem feito o seu trabalho, o seu corpo dissolve-os. Quando algo dá errado com esse processo, o coágulo não se dissolve e pedaços de coágulos nas veias podem viajar para outras partes do corpo e levar a problemas cardíacos, coágulos pulmonares ou derrames que podem ser fatais. Quando os coágulos se formam nas artérias que fornecem sangue ao coração, eles podem causar ataques cardíacos.

Os benefícios para a saúde de romã

Os radicais livres são moléculas em seu corpo que atacam e danificam o DNA e as células, levando à doença. Os radicais livres podem oxidar o LDL insalubre, convertendo-o em placas que entopem suas artérias. Antioxidantes são compostos encontrados em muitas fontes vegetais, incluindo romãs e suco de romã, que impedem a conversão do colesterol em placas. O tipo de antioxidante encontrado em romãs e outras frutas é chamado de polifenol, com romãs com níveis mais altos de polifenóis do que o vinho tinto, suco de mirtilo e chá verde.

Aterosclerose

Quando as placas se acumulam no interior de suas artérias, chama-se aterosclerose. Esta condição é causada em parte pelo acúmulo de LDL e gorduras e aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos nessas artérias. Um artigo publicado em 2002 em “Drogas sob Pesquisa Experimental e Clínica” resumiu a pesquisa sobre o efeito do suco de romã na aterosclerose tanto em camundongos quanto em seres humanos. Ele relatou que os polifenóis da romã são efetivamente capazes de prevenir placas ateroscleróticas e oxidação do LDL.

Formação de plaquetas

Pesquisadores em Roma publicaram resultados na edição de abril de 2009 do "Journal of Medicinal Food", que mostrou polifenóis em romã o suco é capaz de inibir o acúmulo de plaquetas que forma coágulos. Suco de romã também protege contra a proliferação de tromboxane, uma substância produzida pelas plaquetas que causa a coagulação do sangue e constrição dos vasos sanguíneos.

Considerações

O suco de romã pode interagir com drogas anticoagulantes para prevenir coágulos sanguíneos, aumentando sua efeitos. Converse com seu médico antes de usar suco de romã se estiver tomando anticoagulantes e não consuma o suco pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada. Existem alguns relatos de pessoas com alergia a plantas que sofreram uma reação alérgica à romã.