casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Que testes podem ser feitos para ver as trompas de Falópio bloqueadas?

As trompas de Falópio são tubos delgados que se estendem dos ovários de uma mulher até seu útero e através dos quais os ovos passam. As trompas de Falópio bloqueadas impedirão que esse processo ocorra e resultem em infertilidade. Existem dois testes que são mais comumente usados ​​para determinar se as trompas de falópio de uma mulher foram bloqueados.

Até 1/4 dos casos de infertilidade são o resultado de trompas de falópio bloqueadas. O bloqueio tubário, juntamente com cicatrizes tubárias, pode ser causado por fatores como infecções da região pélvica, tecido cicatricial formado após um procedimento cirúrgico pélvico ou uma condição conhecida como endometriose pélvica. Esta é uma doença que vê parte do tecido que reveste o útero se espalhando para os ovários ou para outras partes do sistema reprodutivo de uma mulher. As estatísticas mostram que até 40 por cento das mulheres inférteis têm esse problema.

O histerossalpingograma é normalmente o primeiro teste que será empregado para descobrir se as trompas de Falópio estão bloqueadas. É realizado em hospitais usando raios X e contraste. O corante será injetado através do colo do útero de uma mulher durante um histerossalpingograma e em sua cavidade uterina; o tempo todo, ela está sendo monitorada através de uma série de raios-X. As trompas de falópio abertas permitirão que este corante passe para a cavidade abdominal, que os raios X permitirão ao técnico ver.

Considerações

Mesmo se o histerossalpingograma mostrar que as trompas de Falópio estão abertas, não significa necessariamente que eles ainda estão normais e funcionando corretamente. O revestimento dentro das trompas de Falópio pode ser muito danificado, mas ainda permite que o corante de contraste o atravesse. Se eles estão com cicatrizes graves, eles podem não estar funcionando corretamente e podem ser incapazes de transportar um óvulo no útero. Trompas de falópio cicatrizadas podem causar o que é chamado de gravidez tubária, na qual o óvulo fertilizado se aloja no tubo e começa a se desenvolver - uma situação potencialmente perigosa.

O outro teste comum para descobrir lesões e bloqueios nas trompas de falópio é a laparoscopia. Uma pequena incisão será feita no umbigo da mulher, e um tubo fino e telescópico com uma câmera na ponta será inserido nela. A câmera é capaz de mostrar aos médicos que tipo de dano está presente no útero e nas trompas de falópio que poderiam estar bloqueando-os. Os médicos estarão atentos a esses tipos de defeitos, como tecido cicatricial, tumores, anormalidades e os efeitos da endometriose,

Se uma mulher tem uma tuba uterina bloqueada, um histerossalpinograma pode se tornar um procedimento muito doloroso. Além disso, mais e mais médicos estão realizando laparoscopias em seus escritórios para cortar custos. Embora o procedimento seja menos dispendioso assim, se ocorrer algum problema ou for descoberto dano tubário, um segundo provavelmente terá que ser feito em um ambiente hospitalar de qualquer maneira.