casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Efeitos colaterais de Stanazol

Stanazol é outro nome para o esteróide anabolizante Winstrol, e também é conhecido como estanazolol. É frequentemente usado por fisiculturistas e atletas enquanto "corta" (com foco na perda de gordura em vez de construção muscular) para ajudar a reduzir a perda de massa muscular e ganhos musculares anteriores. É geralmente tomado como um esteróide oral, na forma de comprimido ou comprimido, mas também pode ser injetado. Como um esteróide anabolizante, tem uma série de efeitos colaterais que vão desde fisiológicas a psicológicas, pequenas a graves.

Efeitos na produção de testosterona

Como o estanazol é um esteróide anabolizante não-testosterona derivado de DHT, ele reduz a quantidade de testosterona natural que o corpo produz. Se não forem tomadas as medidas adequadas para "reiniciar" a produção de testosterona após a conclusão de um ciclo esteróide típico, a produção natural de testosterona pode ser prejudicada permanentemente. Isso pode levar a uma diminuição da libido, disfunção erétil, alterações de humor, fadiga e dificuldade em dormir. Terapia com testosterona é geralmente usada para combater essa condição.

Efeitos sobre o fígado

Stanazol é geralmente tomado por via oral, em forma de comprimido, de modo a sobreviver a uma passagem através do fígado para que possa entrar efetivamente na corrente sanguínea, é alquilado. Isso afeta seu fígado, apresentando um alto nível de toxicidade hepática (de todos os esteróides orais, o stanazol é um dos mais tóxicos do fígado). Isso leva a altos valores hepáticos, que podem levar à insuficiência hepática se medidas não forem tomadas para neutralizar seu efeito. Muitas vezes, cardo de leite é tomado em grandes doses com stanazol, em uma tentativa de ajudar a atenuar alguns dos efeitos tóxicos. Outros efeitos colaterais físicos Como com a maioria dos esteróides, a acne é um efeito colateral comum, e pode tanto ser tolerado ou tratado com uma variedade de medicação anti-acne. Se o usuário tem uma predisposição para a calvície de padrão masculino, o stanazol pode agravar mais do que outros esteróides. Se o usuário não tiver terminado de crescer, o uso do stanazol pode fazer com que o corpo pare de crescer, resultando em um crescimento atrofiado.

Ao tomar estanazol, a maioria das pessoas geralmente reclama de dores nas articulações, que ocorrem devido à falta de retenção de água inerente ao stanazol. Por causa disso, fisiculturistas geralmente combinam seu uso com outros esteróides à base de testosterona.

Efeitos colaterais fisiológicos O Stanazol é conhecido por diminuir bastante a quantidade de colesterol HDL e LDL presente no sangue, e também pode levar para paredes espessas do coração, o que reduz o tamanho total das câmaras cardíacas, resultando em redução do débito cardíaco. Isso pode, no entanto, ser um efeito do levantamento de peso no coração, já que os levantadores de força relataram os mesmos efeitos sem o uso de esteróides.

Nas mulheres, o uso inadequado do stanazol pode levar à masculinização e resultar em clitóris aumentado, excesso de pêlos no corpo e um aprofundamento da voz por causa do aumento das cordas vocais.

Efeitos psicológicos

Embora raros (a maioria dos estudos mostra menos de 5% de incidência), os efeitos psicológicos do stanazol e a maioria dos outros esteróides são bem conhecidos. O aumento da agressão é frequentemente o sintoma psicológico mais comum, embora tenha ocorrido uma tendência crescente de violência, mania e até psicose. Estudos têm demonstrado que o temperamento geral é o maior fator determinante quanto aos efeitos psicológicos do uso de esteróides. Por exemplo, se alguém é propenso a agressão, um aumento na agressão pode se tornar mais óbvio ou perigoso.