casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Que parte do cérebro controla as emoções?

O cérebro é o órgão mais complicado do nosso corpo. Várias partes do cérebro controlam diferentes tipos de emoções. Quando todas essas partes funcionam corretamente, isso nos torna emocionalmente saudáveis ​​e estáveis. Mau funcionamento, no entanto, pode levar a graves problemas emocionais. O sistema límbico profundo (DLS) está na área central do cérebro e é aproximadamente do tamanho de uma noz. É um papel vital na definição do estado emocional de uma pessoa. Como um álbum de fotos mental, o DLS armazena memórias emocionais altamente carregadas, tanto positivas quanto negativas. Essa experiência vitalícia de nossas memórias emocionais afeta fortemente nosso tom emocional. Por exemplo, experiências traumáticas geralmente fazem uma pessoa se tornar negativa e melancólica, enquanto pessoas com memórias emocionais positivas são mais otimistas e geralmente felizes. O córtex pré-frontal (PFC) está na metade da frente o cérebro. É responsável pelo nosso foco, planejamento, controle de impulsos, controle emocional, empatia, julgamento e discernimento. A atividade saudável no PFC leva à conscientização, atenção e uma personalidade orientada para objetivos. Se o PFC estiver com pouca atividade, isso pode tornar uma pessoa desorganizada, facilmente distraída e, às vezes, anti-social. Por outro lado, se o PFC está sobrecarregado, pode causar ansiedade, inflexibilidade e impulsividade.

Anterior Gingus Cingular Gyrus

O giro cingulado anterior (ACG) está na área medial do cérebro, e corre longitudinalmente através dos lobos frontais. É a parte do cérebro que torna os humanos flexíveis e capazes de perceber opções na vida. É por isso que às vezes é chamado de "o mecanismo de mudança de marcha do cérebro". As pessoas com atividade saudável no ACG geralmente são cooperativas e mais adaptáveis ​​a mudanças. Pessoas com desequilíbrio ACG, ao contrário, geralmente se preocupam muito com o futuro, guardam rancores do passado e se sentem inseguros no mundo. Alguns distúrbios psiquiátricos graves associados à atividade anormal do ACG incluem transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e transtornos aditivos.

Gânglios da base

Os gânglios da base (BG) são um grande conjunto de núcleos que circundam o sistema límbico profundo. Sua principal tarefa é integrar movimentos, sentimentos e pensamentos. Em outras palavras, elas são as partes do cérebro que fazem você pular quando você é surpreendido e congelar quando você fica chocado. A baixa atividade da BG pode resultar em distúrbios do movimento e baixa motivação, enquanto a alta atividade da BG geralmente causa ansiedade, trabalho compulsivo e tensão muscular. O BG, além disso, está envolvido com a sensação de prazer ou êxtase. É por isso que certas drogas recreativas, como a cocaína, afetam mais o BG.

Lobos Temporais

Os lobos temporais estão abaixo dos templos e atrás dos olhos. Eles controlam a memória, o aprendizado de idiomas, o reconhecimento de objetos e a estabilidade do humor. Problemas nos lobos temporais, especialmente no lado esquerdo, geralmente levam a problemas de temperamento, agressividade e depressão severa. Por outro lado, a alta atividade nos lobos temporais direitos pode resultar em uma percepção sensorial aumentada ou em um senso extremo de intuição, o que torna certas pessoas mais religiosas do que outras.