casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Efeitos do crescimento rápido da população

Embora o crescimento populacional seja às vezes benéfico para uma espécie, existem muitos fatores que definem quando o crescimento se torna prejudicial. Quando o crescimento populacional se torna “rápido”, há uma grande chance de que o nível contraproducente tenha sido atingido. O índice mais preciso é o equilíbrio entre população e sustentabilidade.

Rápido crescimento

O rápido crescimento é um rápido aumento da população. O número em questão ao calcular a população é o número de indivíduos vivos. Em outras palavras, enquanto algumas áreas podem ter um grande número de nascimentos, elas podem não perceber um aumento em sua população se a taxa de mortalidade for suficiente para compensar a taxa de natalidade. Esses tipos de fatores podem realmente contribuir para as taxas de natalidade e a taxa de crescimento. Por exemplo, em épocas em que as populações experimentaram grandes perdas, pode ocorrer um aumento rápido da população. Nessas situações, isso pode ser chamado de “correção” (este é um conceito estatístico). O "baby boom", após a Segunda Guerra Mundial é um exemplo deste tipo.

Causas

Pode haver uma variedade de causas para o rápido crescimento populacional. Há circunstâncias que podem criar sentimentos na população que irão inspirar o crescimento da população. Estas são geralmente ocorrências imediatas ou de curta duração e podem causar um rápido crescimento. Existem também outras condições que parecem inversamente relacionadas. Em áreas de pobreza e condições de vida mais baixas, as taxas de natalidade são por vezes mais elevadas. Isso pode resultar em taxas de natalidade superiores às dos países industrializados, onde o controle da natalidade é onipresente e a gravidez é adiada por algum tempo. Outra causa do crescimento populacional é que as populações mais idosas vivem mais, enquanto as taxas de natalidade não diminuem. Muitas nações estão experimentando um rápido crescimento populacional desse tipo em números que não existiam no passado. Qualquer combinação ou fator único pode fazer com que o número da população aumente no imediato, mas alguns fatores são mais propensos a causar crescimento sustentado.

Crescimento populacional, mesmo rápido crescimento populacional, pode ser uma coisa positiva . Exemplos incluem correções quando o crescimento rápido pode realmente fornecer uma população que não teria existido para contribuir de outra forma. Com crescimento sustentado e rápido crescimento, existe o risco de superpopulação. Quando o nível de superpopulação é atingido, um número de efeitos negativos pode ocorrer e uma série de correlações surpreendentes estão sendo descobertas. Entre os efeitos mais definidos e devastadores da superpopulação está a falta de terra. A falta de terra resulta em várias coisas que resultam em impacto negativo na população. A gestão de resíduos de tais populações também é difícil de manejar com eficácia e pode resultar em poluição e prejudicar o meio ambiente. Sem terra adequada por indivíduo, a qualidade da habitação diminui. Outro resultado é a terra insuficiente para produzir culturas. Isso resulta em fome e, finalmente, fome. Estes podem ser catastróficos e causar repercussões no processo. Um exemplo desses problemas foi Londres após a Revolução Industrial. Devido à explosão populacional em Londres, o espaço vital era mínimo, levando a condições de superlotação. A falta de alimentos causou desnutrição, e a má gestão de resíduos levou ao abastecimento de água contaminada, que causou altos níveis de doenças, como febre tifóide e cólera. Mudanças no sentimento da população

Uma nova correlação que só recentemente foram adequadamente estudados para comentar sobre os efeitos sobre a estabilidade social da superpopulação. Embora possa parecer evidente que a fome pode causar descontentamento, estudos científicos mostraram recentemente correlação entre superpopulação e distúrbios civis. Em muitas áreas de populações instáveis, existe um número maior de conflitos civis dentro da área. Correlações como essas geralmente correm o risco de serem autossustentáveis ​​e podem espiralar.

Olhando para a frente

Nenhuma ação isolada é eficaz contra todas as instâncias de população rápida ou superpopulação. Alguns exemplos de rápido crescimento populacional podem ser uma resposta saudável a algum novo fator. Monitorar populações e ajudar com as causas individuais do crescimento rápido e insalubre da população pode ajudar a evitar a superpopulação sustentada.