casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Qual é a função de uma glândula adrenal?

As glândulas supra-renais são pequenos órgãos que repousam sobre cada rim. Apesar de seu pequeno tamanho, as glândulas supra-renais desempenham um papel importante no corpo, produzindo numerosos hormônios que afetam nosso desenvolvimento e crescimento, afetam nossa capacidade de lidar com o estresse e ajudam a regular a função renal. > As glândulas supra-renais são compostas de duas partes - o córtex e a medula - que produzem hormônios (mensageiros químicos que regulam as funções corporais). A medula, ou parte interna das glândulas supra-renais, produz os hormônios noradrenalina e epinefrina, que regulam a resposta de "luta ou fuga" no corpo, a reação do corpo a eventos estressantes. O córtex, a parte externa das glândulas supra-renais, produz vários hormônios que afetam a pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue, o crescimento, bem como algumas características sexuais.

Significância

Porque os hormônios liberados pelas glândulas supra-renais são tão importantes para o funcionamento geral do seu corpo, os distúrbios adrenais podem ter sérias consequências para a sua saúde. Os tumores das glândulas supra-renais podem secretar hormônios em excesso, causando um aumento na pressão arterial ou no ritmo cardíaco e reduzindo a função imunológica. Distúrbios que resultam na diminuição da função da glândula adrenal, como doenças auto-imunes ou câncer, podem levar à baixa taxa de açúcar no sangue e insuficiência cardíaca. Riscos do estresse de longo prazo nas glândulas supra-renais Cortisol continuamente liberado das glândulas supra-renais em resposta ao estresse crônico pode danificar os tecidos do corpo. A estimulação adrenal a longo prazo pode levar à pressão arterial elevada e a úlceras no estômago e diminuir os níveis de glóbulos brancos, aumentando o risco de infecção. Com o tempo, as próprias glândulas supra-renais podem se tornar incapazes de produzir níveis suficientes de cortisol para lidar com o estresse constante que você está experimentando. Os sintomas da má função adrenal incluem fadiga, dores musculares e baixa de açúcar no sangue.

Stress de controle para manter a saúde das glândulas supra-renais Você pode ajudar a aliviar a carga sobre suas glândulas supra-renais, aprendendo a lidar melhor com o estresse . Faça uma aula de ioga ou aprenda algumas técnicas de meditação para ajudar a acalmar sua mente e tirar você da reação de “lutar ou fugir”. Pratique técnicas de respiração lenta e profunda para diminuir o ritmo cardíaco e aliviar qualquer tensão ou ansiedade em seu corpo.

Você também pode usar ervas como Eleutherococcus (150 mg por dia) ou Ashwagandha (250 mg por dia) para apoiar a função adrenal e aumentar sua capacidade de lidar com o estresse. Ashwagandha é uma erva tradicional indiana que tem sido usada durante séculos para apoiar sentimentos de bem-estar. Eleutherococcus é uma erva asiática que fornece antioxidantes e outros nutrientes para apoiar a saúde do sistema imunológico e reduzir os efeitos do estresse sobre o corpo. Claro, converse com seu médico antes de tomar qualquer remédio herbal.

Aviso: Câncer adrenal

O câncer de adrenal é muito raro, afetando apenas cerca de um em cada um milhão de pessoas. Os sintomas do câncer adrenal dependem de o tumor aumentar ou não os níveis hormonais - um tumor “funcional” versus “não funcional”. Os sintomas gerais incluem febre, dor abdominal, uma massa que você pode sentir e perda de peso. Aumento dos níveis hormonais pode causar aumento da freqüência cardíaca, pressão alta e açúcar no sangue, hematomas, aumento da sede e necessidade de urinar.