casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como escrever notas de aconselhamento de grupo

Notas escritas por conselheiros para sessões em grupo têm algumas finalidades diferentes. O objetivo principal das notas de aconselhamento em grupo é ajudar o cliente e acompanhar seu progresso em direção aos objetivos do tratamento. Essas notas também são usadas para documentar o uso de serviços de um cliente para fins de pagamento, geralmente de companhias de seguros. As notas de aconselhamento de grupo também podem ser usadas para ajudar as equipes de tratamento a se comunicarem umas com as outras sobre o progresso de um cliente.

Aprenda as diretrizes para a organização na qual você está executando o grupo. Requisitos específicos para notas de grupo variam dependendo da configuração. Algumas organizações exigem uma única nota, escrita diretamente após a reunião do grupo, resumindo o que ocorreu no grupo como um todo. Outras organizações exigem que as notas sejam escritas para cada indivíduo que participou do grupo, bem como um resumo do que foi realizado no grupo naquele dia. (Consulte as Referências 1 e 2.)

Forneça informações básicas sobre o grupo. A maioria das organizações fornece um modelo de informação exigido pelo conselheiro. Esteja preparado para fornecer o nome do grupo, a hora e a duração da reunião, os nomes dos facilitadores do grupo, a programação do grupo e o número de clientes presentes naquele dia. Dê uma visão geral do tipo de grupo (por exemplo, se era um grupo de psicoterapia aberta ou um grupo educacional mais diretivo). (Veja Referências 2 e 3.)

Explique as intervenções terapêuticas específicas usadas no grupo e por quê. As intervenções variam muito dependendo do tipo de grupo e dos problemas com os quais os participantes do grupo estão com dificuldades. Em um grupo de abuso de substâncias, por exemplo, uma intervenção comum é discutir as circunstâncias que desencadeiam o desejo dos participantes de usar substâncias. (Ver Referências 1 e 2.)

Descreva o progresso feito por cada indivíduo em relação aos seus objetivos de tratamento. Forneça uma breve avaliação do cliente. Descreva sua aparência naquele dia, sua participação (ela participou e em que medida?) E comente sobre quaisquer mudanças significativas no comportamento que você observou ou nos desafios que ela discutiu. Inclua recomendações para tratamento futuro. (Consulte as Referências 2 e 3.)

Dica

Use uma linguagem objetiva e focada no comportamento do cliente. Tente tornar suas anotações claras, sucintas e desprovidas de julgamentos ou opiniões.

Advertências

Escreva notas sobre clientes individuais separadamente para garantir a confidencialidade do cliente. Por exemplo, não inclua informações sobre nomes de clientes específicos em uma nota sobre o grupo em geral. Em vez disso, forneça essas informações em notas específicas do progresso do indivíduo.