casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Quais são os riscos de uma gravidez com o DIU?

Os dispositivos intrauterinos (DIUs) são extremamente eficazes para o controle da natalidade. Uma mulher que usa um DIU tem menos de 1% de chance de engravidar em um ano, de acordo com a Planned Parenthood. No entanto, quando a gravidez acontece apesar do uso de um DIU, pode haver sérias complicações para a gravidez e riscos para a mãe eo feto.

Riscos

Quando uma mulher está grávida de um DIU no lugar, o probabilidade de aborto espontâneo, sangramento vaginal, descolamento da placenta, que é uma separação da placenta do útero antes do parto, ou aumento prematuro do parto. De acordo com o Dr. Sun Kwon Kim e colegas na edição de janeiro de 2010 do Journal of Perinatal Medicine, pelo menos alguns desses resultados resultam de infecções uterinas que ocorrem com mais frequência em mulheres grávidas com DIUs. As mulheres que engravidam durante o uso de um DIU também têm um risco maior de gravidez ectópica ou tubária, uma complicação potencialmente fatal. O estudo da Dra. Kim concluiu que as mulheres grávidas com um DIU “correm um risco muito alto de resultados adversos na gravidez”. Estatística

No estudo do Dr. Kim com 196 mulheres grávidas com DIU, 56% tiveram um parto prematuro bebê em comparação com apenas 21 por cento do grupo de controle, ou mulheres grávidas sem um DIU. Em média, as mulheres com um DIU deram à luz 28,5 semanas. Mulheres com um DIU tinham três vezes mais chances de ter um descolamento prematuro da placenta. Neste estudo, abortos espontâneos após 12 semanas de gravidez ocorreram em 16% das mulheres com DIU, em comparação com apenas 1% das mulheres controle. De acordo com a Obstetrícia e a Ginecologia Militar, 5% das gravidezes do DIU se implantam ectopicamente fora do útero, em comparação com 1% das gestações sem DIU.

Dr. O estudo de Kim incluiu mulheres que mantiveram o DIU durante a gravidez. A Obstetrícia e Ginecologia Militar diz que os abortos precoces ocorrem na metade de todas as mulheres que engravidam enquanto usam um DIU, mas a taxa cai para 25% se o médico remover o DIU imediatamente após confirmar a gravidez. A Planned Parenthood aconselha as mulheres a removerem os DIUs assim que souberem que estão grávidas para reduzir os riscos de complicações sérias.

Aviso

O DIU Mirena libera um hormônio sintético chamado levonorgestrel, semelhante ao que ocorre naturalmente. hormônio progesterona. Este hormônio sintético é freqüentemente usado em pílulas anticoncepcionais também. Se ocorrer uma gravidez enquanto uma mulher estiver usando o DIU Mirena, o embrião será exposto diretamente ao levonorgestrel, desde que o DIU permaneça no lugar. Os efeitos a longo prazo de tal exposição sobre a saúde do bebê não são conhecidos, de acordo com a Contracept.org.

Remoção do DIU

A remoção imediata de um DIU por um profissional de saúde durante a gravidez precoce é geralmente simples e simples, de acordo com a Obstetrícia e Ginecologia Militar. Conforme a gravidez progride, as cordas de remoção que caem do DIU podem se retrair no útero, dificultando a remoção. Contracept.org diz que a remoção de um DIU pode causar um aborto espontâneo, mas a retenção do DIU também aumenta o risco de aborto e outras complicações. , , ] ]