casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como prevenir icterícia recém-nascido pré-natal

A icterícia é um termo dado quando a pele e o branco dos olhos desenvolvem uma tonalidade amarelada devido a um acúmulo de bilirrubina no sangue. Para um bebê recém-nascido, a condição é comum. Durante a gestação, o fígado da mãe irá filtrar o bilirrubeno do sangue do feto. Depois que o bebê nasce, esse processo é tomado pelo fígado da criança. O bilirruben é um subproduto da degradação dos glóbulos vermelhos. Os bebês quebram essas células a um ritmo mais rápido que os adultos. Além disso, os novos fígados levam tempo para acompanhar o processo de filtragem. Todos esses fatores trabalham juntos para criar icterícia. Há pouco que você pode fazer no período pré-natal para evitar icterícia. No entanto, alguns cuidados e avaliações pré-natais básicos podem reduzir o risco.

Cuide-se durante a gravidez e converse com seu obstetra sobre os fatores de risco pré-natais. Uma mãe saudável durante a gravidez pode ajudar a prevenir problemas com o bebê. Coma direito e tome vitaminas pré-natais durante todo seu prazo. Descanse bastante, especialmente no terceiro trimestre. Excesso de atividade e fadiga podem fazer com que você entre em trabalho de parto cedo. Um fator de risco para icterícia é o nascimento prematuro.

Chame seu médico imediatamente se você tiver contrações bem antes da sua data de vencimento. Se for detectado precocemente, pode ser possível interromper o parto prematuro e evitar a icterícia associada a bebês prematuros.

Discuta o uso de drogas durante o parto com seu médico ou parteira. Segundo o site Childbirth Solutions, algumas drogas administradas durante o trabalho de parto podem induzir icterícia no recém-nascido. Considere ter um parto natural e evitar drogas durante o parto.

Teste seu sangue e o sangue do pai do bebê para fator Rh. O fator Rh é uma enzima que fica na superfície dos glóbulos vermelhos. Um indivíduo com essa enzima é Rh positivo e, sem ele, Rh negativo. Se a mãe é Rh negativo e o pai é Rh positivo, a mãe pode potencialmente carregar um bebê Rh positivo. Isso faz com que os anticorpos da mãe combatam o fator Rh no bebê. A mãe necessitará de tratamento com um produto contendo imunoglobulina Rh para evitar complicações graves para o recém-nascido, incluindo icterícia.